quinta-feira, 28 de abril de 2022

                   Mali/Encerramento definitivo da RFI e do France 24

Bissau, 28 Abr 22 (ANG)– O colégio da Alta Autoridade da Comunicação (HAC) anunciou esta quinta-feira, 28, o encerramento definitivo do serviço da Rádio França Internacional (RFI) e da France 24, no Mali, segundo a AA.

“A decisão do encerramento definitivo segue-se aos atropelos notado pela HAC no tratamento da informação sobre o Mali por aqueles dois órgãos há vários meses, e monitorados pelo Centro de Monitorização”, indica a mesma fonte.

De acordo com o comunicado, “ a Comissão de Ética, de Contencioso e de Deontologia, depois de contactada pelo HAC, examinou o conteúdo das emissões sobre a actualidade mais recente, nomeadamente as emitidas pelos dois canais a partir de Janeiro de 2022, e relativas: ao ataque da base de Mondoro, às reportagens de David Baché dos dias 13 e  15 de Março de 2022 relativos às supostas exacções das Forças armadas malianas sobre as populações civis no Centro do Mali e no  delta interior do Níger, no Mali, a  250 quilómetros, a jusante da Bamako, ao suposto desaparecimento de mauritanos na fronteira maliana”.

A HAC sublinha que “aquelas emissões constituem uma violação dos termos supracitados e da convenção do acordo que liga a France Mídia Monde a HAC. A violação daquelas disposições substanciais é considerada grave pela HAC”.

Recorde-se que em Março último, as autoridades de transição do Mali haviam iniciado um processo de suspensão até novas ordens, da RFI em Ondas curtas e FM, e da France 24, em todo o espaço do território maliano, por terem acusado as FAMA de execução sumária dos civis.ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário