segunda-feira, 23 de junho de 2025

Transportes terrestre/Presidente da República anuncia criação de  Plano de Transporte Urbano para disciplinar  circulação de transportes no país

Bissau,23 Jun 25(ANG) – O Presidente da República anunciou hoje a criação de um Plano de Transporte Urbano para disciplinar a circulação dos transportes no país, particularmente, em Bissau.

 “Vamos criar um Plano de Transporte Urbano, porque não podemos continuar com essa desordem de circulação na capital. Daqui a nada vamos ter os transportes semiurbanos a circular no centro da praça, o que é inadmissível”, avisou Umaro Sissoco Embaló  no final da visita ao Parque de Autocarros Urbano e as obras do Centro de Pesagem de viaturas com mercadorias,  em Safim .

 O Presidente da República disse que fez a questão de visitar as  instalações para constatar se, de facto, já reúnem as condições para albergar os autocarros doados ao país pelo Governo português.

Disse que, os novos autocarros já podem circular entre as zonas urbanas e o centro da cidade, através das suas próprias paragens a serem construídas.

“Com a entrada em circulação dos autocarros, os passageiros terão a possibilidades de adquirir os seus passes, conforme as modalidades a serem estipuladas, em vez de os condutores estarem a cobrar os passes”, disse.

O Centro de Pesagem de Veículos foi financiado pela União Económica e Monetária Oeste Africana(/UEMOA).

 “A Guiné-Bissau está muito atrasada em termos de eficácia de transportes terrestres no espaço UEMOA, pois  situa-se ainda na ordem dos 51 por cento enquanto que  os restantes países estão em 80 por cento”, disse.

São no total 21 autocarros doados pela Câmara Municipal do Porto, na sequência da visita do presidente de Portugal ,Marcelo Rebelo de Sousa à Guiné-Bissau.

Segundo o ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, José Carlos Esteves, a segunda remessa de 62 autocarros deverão chegar à Bissau quando forem concluídas as obras do Parque Urbano de Autocarros.

O governante disse que, mediante os estudos feitos, para completar toda a rota de Bissau serão precisos   cerca de 200 autocarros, que deverão operar em  turnos.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário