quinta-feira, 24 de maio de 2012

Novo MNECIC promete diplomacia que leva a retoma de relações com CI


Novo MNECIC promete diplomacia que leva a retoma de relações com CI

Bissau, (ANG) O novo Ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou, esta terça-feira que um dos objectivos deste governo de transição é de “informar a comunidade internacional o que é que aconteceu” no país, para merecer novamente o seu apoio.

Faustino Imbali falava à ANG a margem da cerimónia de tomada de posse  do novo governo, resultante do golpe de estado de 12 de Abril último.

 Consciente do certo isolamento da Guiné-Bissau, por parte dos países e entidades internacionais, Imbali assegurou que este trabalho será de “informação e de pedagogia”, acrescentando que acredita que as organizações internacionais das quais o país é membro, “ainda não dispõe de todas as informações sobre esta recente crise na Guiné-Bissau.
 
Este antigo Primeiro-ministro assegura que a “credibilidade” do actual governo também pode ajudar no restabelecimento de relações e de um consequente apoio da Comunidade internacional.

O Ministro da Administração do Território e do Poder Local, igualmente em declarações a ANG prometeu trabalhar para que o executivo de transição materializasse a realização de um recenseamento bio métrico para as próximas eleições presidenciais e legislativas que irão ter lugar dento de um ano.

Baptista Té considera este desejo plasmado no “Acordo Político” dos partidos que sustentam este governo de transição, de “importante” para que se possa sair do ciclo de desconfianças  que pairam entre os actores do processo eleitoral guineense.
Alguns membros do governo não tomaram posse por estarem ausente no país.ANG/QC


MNECIC