quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Circuncisão feminina


Comunidade de Djaima no Leste declara abandono da prática   

Bissau, 28 Jan 16 (ANG) - A Comunidade de Djaima situada na região de Gabú declarou terça-feira o abandono à prática de mutilação genital feminina.

A informação foi avançada hoje à ANG, através de  uma nota de imprensa da União Europeia.

“ Djaima é a segunda comunidade daquela zona leste habitada maioritariamente por muçulmanos, a comprometer-se com a luta contra essa prática, depois do abandono em 2013 por parte da comunidade de Saocunda, também da região de Gabú”, refere o documento.  

O documento destacou a necessidade de apostar em acções multi-sectoriais focadas na melhoria das medidas preventivas e no acesso ao tratamento de qualidade para as sobreviventes da referida prática.
Acrescentou que é necessário igualmente promover uma cultura de respeito pelos direitos das meninas e mulheres e uma mudança de atitudes, de modo a permetir o abandono total das práticas nefastas para a saúde e o desenvolvimento pessoal das meninas e mulheres.

Segundo a nota de imprensa, a declaração de abandono da pratica de mutilação genital feminina foi feita numa  cerimónia  realizada no âmbito do Projeto Ação Comunitária para Combater a Mutilação Genital Feminina-COMBAT, financiado pela União Europeia e implementado pela ONG Plan International Guiné- Bissau.

O referido projecto  pretende contribuir para a diminuição da violência baseada no género verificada na sociedade guineense e tem como colaboradores ONGs nacionais, nomeadamente a René-Rente, a Renluv e Comité Nacional para o Abandono das Práticas Tradicionais Nefastas. 

ANG/AALS/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário