terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cooperação Guiné-Bissau/China


Novo Palácio de Justiça compöe-se  de quatro blocos de quatro pisos cada

Bissau, 26 Jan 16 (ANG) – O novo Palácio de Justiça inaugurado hoje em Bissau  é composto de quatro blocos e cada um com quatro pisos, disse a ANG, o Director-geral da Habitação e Urbanismo (DGHU).

De acordo com Ildo Baticã Fereira, o Supremo Tribunal de Justiça, os Tribunais de Contas e Administrativo e a   Procuradoria Geral da República vao passar a ser albergados no novo Palacio de Justica cujo  “edifício central” terà  duas salas de julgamento com 105 e 50 lugares. 

Conforme o DG de Habitação e Urbanismo, a entidade fiscalizadora desta nova infraestrutura terá um ano de garantia de  “boa execução”, por parte da empresa chinesa responsável pela sua construção.

Depois deste período, segundo as suas palavras,  o Estado da Guiné-Bissau passará a cuidar definitivamente, da manutenção da “casa sede” da justiça.

Durante a cerimónia da entrega e inauguração desta infraestrutura pública, o Ministro das Obras Públicas Construções e Urbanismo, José António da Cruz Almeida considerou que mesma poderá contribuir para uma justiça mais célere, isenta e eficaz.

O acto da inauguração e entrega desta nova sede do poder judiciário foi presidido pelo Presidente da República José Mário.

Fruto do acordo assinado em Outubro de 2014 entre Bissau e Pequim no valor de 20 milhões de Dólares, o edifício foi construído pela empresa chinesa “Jiangsu Jiangdu Constrution Goup Co Limitada”.

Para além desta “casa sede” do poder judiciário, a República Popular da China foi igualmente quem construiu de raiz, os palácios do governo e do parlamento guineenses e fez a reabilitação do Palácio da República, que ficou parcialmente destruído pelo conflito político-militar de 1998.

Segundo programa de cooperação acordado com o governo, a conclusão da construção do Porto de Pescas, no alto Bandim, em Bissau será   das próximas obras de grande envergadura da China no país. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário