sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Crise política


PR promete auscultar "forças vivas" para encontrar solução 

Bissau, 22 Jan 16 (ANG) - O Presidente da República prometeu quinta-feira iniciar uma série de encontros com as forças vivas da nação para tentar encontrar uma saída para o actual impasse no país.
A intenção vem expressa num comunicado da Presidência da República no qual José Mário Vaz pede contenção verbal dos actores envolvidos na contenda de modo a preservar o clima de tranquilidade e a estabilidade necessário.
O Chefe de Estado felicitou as Forças da Defesa e Segurança pela postura até aqui assumida e encorajou-as a manterem-se fiéis aos princípios republicanos.

José Mário Vaz também elogiou a sociedade civil e a comunidade internacional pelos esforços que estão a realizar para tentar mediar a crise e pediu aos actores políticos para que observem as leis e as regras constitucionais do país.

O Presidente da República disse que a situação actualmente prevalecente na ANP revela a fragilidade das instituições nacionais, pelo que defendeu a necessidade de incrementar o diálogo na busca de largos consensos.  

Entretanto, a Liga Guineense dos Direitos Humanos prosseguiu hoje com os esforços que tem vindo a desenvolver no sentido de promover o diálogo entre as partes desavindas quer no hemiciclo como no seio dos partidos políticos.

O Presidente da organização Augusto Mário da Silva, acompanhado dos seus colaboradores, esteve reunido quinta-feira com o PAIGC, depois de na quarta-feira ter-se encontrado com o PRS e os 15 deputados expulsos da bancada dos libertadores e que viram os seus mandatos cessados pelo Parlamento. A Liga avistou-se também com o presidente da ANP, Cipriano Cassamá.

ANG/ÂC/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário