segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ANP


Adiada reapreciação e votação de programa de Governo

Bissau, 18 Jan 16(ANG) A  reapreciação e consequente votação do Programa de Governo pela segunda vez ficou adiada, provavelmente para terça-feira, apurou a ANG junto de fontes parlamentares.

A sessão extraordinária convocada para o efeito mal começou foi suspensa pelo presidente da ANP, Cipriano Cassama, “por falta de condições de trabalho”. 

Apos a suspensão e sob protestos dos deputados da bancada do PRS e os 15 contestatários do PAIGC, membros do Governo e deputados da bancada do PAIGC abandonaram o hemiciclo.

Na plenária ficaram entretanto os deputados do PRS, maior partido da oposição e os 15 deputados, cuja perda de mandato fora declarada pela Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular ,na sequencia da expulsão destes do PAIGC, por” graves violação dos estatutos”.

A sessão extraordinária  ficou marcada pela instalação de um aparato policial jamais visto no parlamento devido os receios de escaramuças entre a segurança do parlamento e os deputados cuja perde mandatos foi declarada no domingo.

Agentes de segurança  instalaram no interior e na parte externa do parlamento e controlaram a entrada de deputados mediante  a lista de deputados publicados no Boletim Oficial, o que permitiu a entrada de deputados visados pela  perda de mandatos.

Se o Programa de Governo voltar a não conseguir a aprovação  dos deputados o governo é demitido.
A primeira votacao ocorreu em Dezembro e o programa não ficou aprovado por abstenção do grupo de 15 deputados do PAIGC que contestam a o líder do partido, Domingos Simões Pereira. 

Entretanto, depois do Presidente da ANP ter dado por encerrada a sessao de hoje, os deputados da bancada parlamentar do PRS e os 15 dessidentes do PAIGC recusaram sair da sala, tendo constituido uma nova mesa presidida por Alberto Nambei que, no escuro e sem material de som, prosseguiu os trabalhos.

ANG/SG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário