sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Desporto

            
Guiné-Bissau em 2º lugar do Campeonato Africano de patins

Bissau, 15 Jan 16 (ANG) -A Guiné-Bissau posicionou-se no 2º lugar no Campeonato Africano de patins na categoria de juniores, realizado nos dias 26 e 27 do mês de Dezembro passado, em Dakar.

Em entrevista ao semanário “Nô Pintcha”, Mussa Só de quinze anos residente em Bissau, disse que quando tomou o conhecimento do evento e ciente das suas qualidades na modalidade em causa, solicitou a ajuda da mãe e de um amigo para poder tomar parte na competição que se realizou na capital senegalesa.

“A minha mãe deixou de lado outros assuntos e usou o pouco que tinha para que eu possa concretizar o mau sonho e foi assim que consegui deslocar para Dakar de carro “, explica o jovem que levou o país a posicionar-se atrás do Senegal e a frente do Mali. 

Mussa Só disse que logo no dia seguinte entrou em acção, embora segundo ele, a organização não o queria inscrever, salientando que deram a justificação de que ainda não existe uma Federação de Patinagem legalizada no país, mas felizmente acabaram por aceitar a inscrição em nome da Guiné-Bissau.

O jovem disse que o Senegal e a Costa de Marfim se interessaram pelas suas qualidades, mas que deixou claro o seu interesse em continuar a representar o seu pais, a Guiné-Bissau.

 “Enfrentei muitas dificuldades principalmente em termos de meios, mas sempre acreditei que  o mais importante era mostrar o meu talento no terreno, independentemente das condições económicas e materiais “ salienta.

Mussa Só lamentou o facto de não existir no pais uma estrutura legal da modalidade reconhecida internacionalmente  nem terrenos apropriados para treinos.

 “Corremos grandes riscos, porque fazemos os nossos treinos na via pública “, referiu.

Grandes potências africanas na modalidade participaram no campeonato, nomeadamente, Mali, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Conakry, Burkina-Faso,  Senegal(anfitrião) entre outros.

A próxima edição do Campeonato Africano de Patins, terá lugar no Benim em meados de Agosto de 2016. 

ANG/MSC/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário