quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Crise política


Parceiros internacionais preocupados com instabilidade na Guiné-Bissau

Bissau, 21 Jan 16 (ANG) - Os parceiros internacionais da Guiné-Bissau, nomeadamente a União Africana, Comunidade dos Estados da África Ocidental, Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, União Europeia e as Nações Unidas, manifestaram-se apreensivos à instabilidade que o país tem vivido "duma forma repetitiva". 

No comunicado à imprensa lido no passado dia 19 do mês em curso pelo representante residente da União Africana, Ovídio Pequeno, as cincos organizações exortam os principais actores políticos guineenses a enveredarem pela via do diálogo construtivo e tomarem todas as medidas necessárias com vista a respeitar os princípios e regras democráticas estabelecidas pela Constituição da República.

Os parceiros condenam qualquer acto que possa por em perigo a estabilidade, segurança e paz, bem como o desenvolvimento socioeconómico do país.

As organizações acima mencionadas reafirmam que os engajamentos assumidos durante a Mesa Redonda de Bruxelas mantêm-se de pé sem reembolso mas que  dependem da criação das condições de estabilidade na República da Guiné-Bissau.

“Apelamos uma vez mais as forças vivas do país, em particular aos órgãos da soberania para que se consertem na defesa dos supremos interesses nacionais e o respeito pela vontade popular expressa nas urnas durante as ultimas eleições legislativas e presidenciais de 2014” lê-se no comunicado.

Contudo, os cincos parceiros internacionais da Guiné-Bissau reiteraram as suas disponibilidades para trabalhar em conjunto com os dirigentes políticos guineenses de forma a encontrar uma solução duradoura para os problemas que de maneira persistente tenham afectado o normal funcionamento das instituições legítimas do Estado. 

ANG/MSC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário