quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Balanço


Secretário executivo da AMIC considera de positivo balanço de 2015

Bissau, 28 Jan 16 (ANG) – O Secretário Executivo da Associação dos Amigos da Criança (AMIC) considerou de positivo das actividades realizadas em  2015, porque conseguiram realizar todos os desafios internos e externos.

Em entrevista exclusiva hoje  à Agência de Notícias da Guiné(ANG), Laudolino Medina disse que a sua organização conseguiu superar os desafios a si impostos no referido período, e que garantiram o funcionamento pleno da instituição a nível nacional e internacional.

"Em várias ocasiões, a AMIC cumpriu  a sua missão que è de satisfazer as necessidades e os direitos das crianças em situação de vulnerabilidade", referiu .

Informou  que a AMIC participou em diferentes acções de defesa das crianças e mulheres, nomeadamente, a de abandono das práticas tradicionais nefastas, da luta contra o tráfico de mulher e crianças, da coligação dos direitos da criança e da Casa dos Direitos. 

Segundo ele, a nível dos fóruns internacionais, a AMIC se destacou com uma conferência internacional “Vozes de Nós” realizada em Dezembro, em Bissau, e que congregou todos os países lusófonos. 

Em relação ao desafio externo explicou que realizaram um estudo sobre as outras formas de tráfico no país, com a realização dos filmes intitulados “Os Caminhos da Infância entre o Senegal e a Guiné-Bissau”, e  “Casamento Precoce e Forçado”.

Laudolino Medina informou que nos desafios internos a AMIC conseguiu resgatar 49 crianças vítimas de casamento precoce e forçado acolhidas no centro em Bissau, seis casos de maus tratos, três  de violação sexual denunciados à justiça, 53 de crianças talibés resgatadas ao nível transnacional, 
principalmente no Senegal e 50 voltaram pelo próprio meio,  e interferido em defesa das vitimas em 142 casos de violações diversas das quais 81 na região de Gabú e 61 em Bafatá. 

Por outro lado, disse que a AMIC está preocupada com as novas formas de tráfico tanto no mundo de futebol como na moda. 

Disse que esta em estudo os casos  específico das “Catandeiras e Homai” ,que significa tornar leite.
Medina assegurou que a AMIC conseguiu sistematizar alguns instrumentos e boas práticas de trabalho com crianças em situação de vulnerabilidade, através de banda desenhada em crioulo como ferramenta de sensibilização, teatro radiofónico, folheto de apresentação da organização e revisão dos padrões da Rede da África Ocidental (RAO).

A AMIC segundo Medina perspectivas para 2016, a  consolidação das acções iniciadas no ano transacto, a exploração de  estudos feitos (as pistas de trabalhos futuros) e a realização da Assembleia-geral da organização. 

ANG/JD/SG
 
 








Sem comentários:

Enviar um comentário