quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

20 de Janeiro


Dia dos heróis nacionais marcado pela crise político-institucional do país

Bissau, 21 jan 16 (ANG) – A Guiné-Bissau comemorou  quarta-feira, 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, com dois momentos de homenagem aos que morreram pela independência da Guiné e Cabo Verde.

O Presidente da República, José Mário Vaz, depositou coroas de flores na campa de Amílcar Cabral, e outros antigos combatentes no mauso

léu de Amura na presença de membros do governo, do corpo diplomático acreditado no país, das chefias dos diferentes ramos das forças armadas e da família Cabral.

Terminada a homenagem o chefe de Estado não prestou  declarações à imprensa.

Em programa separado, a direção do PAIGC fez a sua deposição de coroas de flores simultaneamente no Mausoléu de Amura e na estátua de Amílcar Cabral junto a rotunda do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira e nas campas dos heróis nacionais no Cemitério Municipal.

Após o acto da deposição de coroas o presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira falou à imprensa tendo destacado que Amílcar Cabral representa a luta pela liberdade que é um dos valores que  sempre defendeu.
“Espero que possam alimentar  a nossa luta de hoje para a emancipação, para o desenvolvimento e para a afirmação dos guineenses enquanto povo livre”, afirmou Domingos Simões Pereira.

O líder do PAIGC disse esperar que os ideais de Cabral continuassem a inspirar sofrimentos do povo guineense para que possam ser capazes de encontrar uma saída para   os problemas do país.

As comemorações dos  42 anos do bárbaro assassinato do militante nº 01 do PAIGC, ocorrem num momento em que o partido dos libertadores, maior formação política do país, se encontra dividido, colocando o país em mais um episódio de crises . 

Amílcar Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924, em Bafatá, e foi assassinado à 20 de Janeiro de 1973 em Conacry, pelos seus companheiros do partido.    

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário