quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Alfândegas


Direcção-geral organiza ateliê sobre  liderança e gestão de performance

Bissau 13 Jan. 16 (ANG) - A Direcção-geral das Alfândegas (DGA), organiza de 13 a 14 do corrente mês um ateliê  sobre a liderança e gestão de performance  para o corpo directivo daquela instituição com o objectivo de incrementar uma cultura institucional moderna na gestão aduaneira.

Discursando no acto da abertura do referido seminário, o Director-geral das Alfândegas, Francisco Rosa Cá  referiu que a sua direcção tem um papel importante na implementação de políticas sectoriais vitais que  contribuem  para o desenvolvimento nacional.

Rosa Cá adiantou que, com a filiação do pais na Organização Mundial das Alfândegas (OMA), em 2010, e para cumprir melhor o seu papel, a DGA engajou-se numa série de reformas estruturais com vista a incrementar uma cultura institucional moderna na gestão aduaneira.

Tais reformas visam responder aos objectivos do governo no quadro do seu Plano Estratégico "Terra Ranka".


De acordo com Rosa Cá, o Plano Estratégico 2014-2018, que será melhorado no final deste ateliê de dois dias, demonstra o engajamento da comunidade regional no desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Durante o ateliê , os participantes irão definir  um quadro de evolução da DGA para os próximos anos tendo em conta os itens preconizados como a sua modernização, incremento de trocas comerciais e a necessidade de mais inserção na região.

A DGA prevê aumentar a vigilância na luta contra fraudes, criminalidade e  melhorar os serviços que oferece, nomeadamente a redução dos entraves no desembaraço aduaneiro, a protecção e  apoio ao sector económico, comercial e a boa governação.

Francisco Rosa Cá disse entretanto estar ciente dos “handicaps em relação aos recursos humanos ou seja quadros especializados para assegurar  uma administração profissional.

Contudo promete aumentar as receitas do Estado, criar uma Direcção de Comunicação Interna e Externa, que passa a ser a  voz e ouvido da instituição  em relação ao exterior, maior  implicação na utilização das novas tecnologias que irá  permitir a celeridade do tratamento das informações aduaneiras.

No ateliê participam o Director da Missão de Assistência do Bureau Regional do Reforço das Capacidades da África Ocidental e Central da Organização Mundial das Alfândegas OMA, os directores dos serviços centrais da DGA, Comandantes da Guarda Nacional e Membros da Equipa Nacional de Reformas e Modernização das Alfândegas. 

ANG/MSC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário