quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Crise política
“O país corre o risco de voltar à transição”, diz "Voz di Cidadão do Mundo"  
Bissau, 27 Jan 16 (ANG) - O coordenador do Movimento "Voz di Cidadão do Mundo" disse  terça-feira que a Guiné-Bissau está na iminência de, mais uma vez, voltar ao período de transição com o agravar da crise politica.
António Pedro da Góia
Em conferência de imprensa realizada em Bissau, António Pedro da Góia defendeu a necessidade das Nações Unidas intervirem na situação política guineense, sublinhando que o país está na eminência de voltar na mesma situação como a de 2012.
"É muita pena realizarmos as eleições em 2014 e voltarmos a estar a pensar em preparar uma outra em 2016 sem que haja meios para tal", lamentou, salientando que os  governantes não estão a pensar o país, mas sim os seus interesses pessoais", refere o Coordenador do Movimento.
Acrescentou que o país está mergulhado numa profunda crise, porque  os governantes não têm a ideologia de governar.
António Pedro da Góia aconselha aos guineenses a se preocuparem  com a forma de tirar o país da situação da crise em que se encontra mergulhado em vez de ficarem atrás dos grupos de interesseiros que lhes dão migalhas de 2000 ou 5000 mil francos CFA, o que obviamente não servirá para resolver os problemas.
"Num país que vive de conflito em conflito torna-se mais fácil a penetração dos narcotraficantes, banditismo e negócios ilícitos e isso cria entraves ao desenvolvimento e bem-estar de um povo", considerou António Pedro da Góia.
Sublinhou que os governantes não têm a mesma ideologia, mas sim o mesmo objectivo que é o de governar e de enriquecer rapidamente a custa do povo.
O Movimento "Voz di Cidadão do Mundo" sugere a realização de  uma Conferencia Internacional, o mais tardar até 2017, para se criar espaços para  quadros, quer residentes no estrangeiro assim como no país, discutirem perspectivas de desenvolvimento , paz e estabilidade.  
ANG/AALS/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário