segunda-feira, 25 de janeiro de 2016



Internacional/Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa eleito Presidente da República   
      
Bissau, 25 Jan 16(ANG) - O professor de Direito Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República de Portugal na primeira volta das eleições realizadas  domingo.
O Presidente eleito de Portugal

Com 52 por cento dos votos, Rebelo de Sousa obteve o apoio do dobro de eleitores que o segundo classificado, Sampaio de Nóvoa, que conseguiu 22,89 por cento, enquanto na terceira posição ficou a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias, com 10,13 por cento.

A grande derrotada da noite foi a antiga ministra, Maria de Belém Roseira, que teve o apoio de nomes sonantes do Partido Socialista, no poder, e conseguiu apenas 4,24 por cento.
A abstenção foi a segunda mais elevada da história das eleições presidenciais.

No domingo, votaram 4,7 milhões de eleitores, em 9,6 milhões de inscritos.

A mais alta taxa de abstenção em eleições presidenciais foi registada na reeleição de Aníbal Cavaco Silva, em 23 de Janeiro de 2011, com 53,56por cento dos eleitores a optarem por não ir às urnas.

Na declaração de vitória de 15 minutos, Marcelo Rebelo de Sousa disse comprometer-se em “fazer pontes” e incentivar o “frutuoso relacionamento” entre órgãos de soberania e os agentes políticos.

Ele repetiu o discurso pacificador que fez em toda a campanha e reiterou ser “a hora de refazer Portugal”.

“O Presidente da República é o primeiro a querer que o Governo governe com eficácia e com sucesso. É indispensável que a oposição seja activa e representativa porque no seu escrutínio se faz a força da democracia”, afirmou Rebelou de Sousa que defendeu a necessidade de “reforçar a coesão social” e não dispensou uma referência ao Papa Francisco quando disse que iria olhar pelos “mais pobres, pelos que vivem na periferia da cidade”.

O novo Presidente será empossado em Março. ANG/VOA


Sem comentários:

Enviar um comentário