segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dia dos combatentes

PAIGC rende homenagem aos heróis que tombaram em Morés

Bissau,25 Jan 16(ANG) - Os dirigentes e militantes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), renderam  homenagem sábado aos combatentes da luta de libertação nacional que tombaram na Secção de Morés, região de Oio, Norte do país.
 
Vinte e um veteranos de guerra foram condecorados com Medalha Amilcar Cabral, durante a cerimónia comemorativa do  53º aniversário do início da luta armada de libertação nacional decorrido na vila de Morés.

O acto foi presidido pelo 1º Vice Presidente dos Libertadores, Carlos Correia e contou igualmente com a presença de Ana Maria Cabral, viúva de Amílcar Cabral.

Os dirigentes do PAIGC depositaram coroas de flores nas campas dos combatentes da liberdade da pátria que morreram em  combate na antiga “Barraca Central”, em Morés, dentre eles se destaca, Simão Mendes, nome com  que foi baptizado o maior estabelecimento hospitalar do país.

A efeméride foi ainda marcada com assalto de pioneiros "Abel Djassi" que entoaram poesias e cânticos da luta de libertação nacional bem como actuação dos músicos e grupos teatrais.

O Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria afirmou na ocasião que tem em carteira a criação de panteões dos heróis de luta de libertação em todas as regiões do país de forma a preservar as figuras dos veteranos de guerra que tombaram na luta.

Sana Na Hada afirmou que ainda no decurso de 2016, os combatentes da liberdade da pátria vão começar a produzir e depositar  os ganhos obtidos num Fundo Social que será aplicado  nas suas despesas com a  saúde e cerimónias fúnebres.

"Temos que produzir para sustentar os combatentes mais velhos e  apoiar os familiares dos que faleceram", disse o governante.

Na Hada revelou  que um outro projecto que têm em manga prende-se com a recuperação de memórias de luta armada de libertação nacional ou seja as fotografias, livros e filmes, para que as novas gerações ficarem mais informadas e sensibilizadas sobre a  verdadeira historia do país.

 “È  importante juntar todos esses arquivos e dar ao Ministério da Educação de forma a facultá-los ás crianças nas escolas para saberem mais  sobre a nossa historia", explicou. ANG/ÂC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário