terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Burkina Faso


CEDEAO condena ataque terrorista de sexta-feira 

Bissau, 19 Jan 16(ANG) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenou o ataque terrorista que provocou várias dezenas de mortos e feridos perpetrado sexta-feira passada no Burkina Faso, um dos 15 membros da organização regional.

 Segundo a PANA em Dakar, no Senegal, que cita um comunicado, a Comissão da CEDEAO disse estar profundamente chocada e indignada pelo acto terrorista contra o Hotel Splendid, em Ouagadougou.

"A CEDEAO condena duramente este acto terrorista e manifesta a sua simpatia e a sua total solidariedade com o povo e o Governo do Burkina Faso depois desta prova que lhes foi injustamente imposta'', indicou o comunicado.

A instância regional prestou homenagem às vítimas do ataque e apresentou as suas condolências às famílias enlutadas.

A Comissão da CEDEAO reafirma a sua determinação em combater com força todas as formas de terrorismo na região.

''A organização acompanha estreitamente, em colaboração com o Governo do Burkina Faso e os seus parceiros, a situação criada por este ataque, a fim de adoptar e implementar todas as medidas necessárias'', acrescenta o comunicado da Comissão da CEDEAO. 

 As autoridades do Burkina Faso já identificaram 25 das 29 vítimas do ataque jihadista contra Ouagadougou, após o reconhecimento de mais três corpos,  segunda-feira, informou o procurador Maïza Sérémé à AFP, confirmando a morte de seis canadenses. 

"Três novos corpos foram identificados. Agora passamos de quatro para seis canadianos mortos, e de sete para oito burkinabes", declarou Sérémé.

O ministério francês dos Negócios Estrangeiros afirma que 30 pessoas morreram no ataque, mas a diferença está numa vítima que faleceu no hospital, segundo uma fonte ligada ao caso.
Um oficial revelou que 26 das 29 vítimas morreram no café e restaurante Cappuccino, muito frequentado por estrangeiros. Deste total, 17 estavam dentro do local e 9, na varanda.     

ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário