Secretaria de Estado das Pescas disponibiliza 270 milhões Fcfa à “Fundação BioGuiné”
Bissau, 06 Jan 16 (ANG) – A Sercetaria de Estado das Pescas e Economia Marítima (SEPEM) assina, esta quinta-feira, em Bissau, um acordo de financiamento à
Fundação BioGuiné no valor de 270 milhões de Francos cfa para a protecção do ecossistema guineense.
De acordo com um documento do gabinete de imprensa desta instituição pública à que a ANG teve acesso, o fundo visa apoiar esta fundação na assistência à conservação das áreas protegidas, com destaque para as zonas costeiras, nomeadamente os mangais (onde os peixes desovam) e as espécies marinhas.
A Fundação BioGuiné, uma instituição apartidária e sem fins lucrativos ligada ao Instituto de Biodiversidade e das Áreas protegidas (IBAP), é criada para servir de instrumento perene de financiamento do custo de gestão do Sistema Nacional das Áreas Protegidas (SNAP) e de promoção de desenvolvimento social sustentável das comunidades.
Conforme as entidades epecializadas no domínio de ambiente, a Guiné-Bissau funciona como um “tampão climático” e representa uma barreira à expansão da disertificação sahaeliana em direcção aos países da sub-região localizados ao Sul de Sharaa.
De acordo com o IBAP, o Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SNAP) cobre cerca de 15 por cento do território nacional, e dois terço correspondem a espaços marinhos.
ANG/QC/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário