sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Dia da mulher guineense


PAIGC assinala a data com palestra sobre "Contribuição das Mulheres na Elaboração e Pacificação do País"

Bissau, 29 Jan 16 (ANG) – O Dia da Mulher guineense que se comemora à 30 de Janeiro, vai ser celebrado com a realização de uma palestra subordinada ao tema " A Contribuição das Mulheres na Elaboração e Pacificação da Guiné-Bissau". 

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Francisca Pereira, secretária do Departamento Sociopolítico do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). afirmou que serão ainda depositadas coroas de flores na praça Titina Sila junto ao seu monumento da heroína.

Francisca Pereira, a primeira de esquerda a direita
Aquela veterana da luta de libertação nacional disse contudo que as actividades comemorativas do dia 30 de Janeiro, serão mais limitadas este ano devido a situação de instabilidade política vigente no país. 

Declarou que já estão a entabular contactos com o Conselho Nacional da União Democrática das Mulheres da Guiné-Bissau (UDEMU) no sentido de planificarem a realização da efeméride no quadro de actividades que vinham a ser realizadas desde os dias 20  e que culminarão no dia 30 de Janeiro.

"No ano passado, a cerimónia comemorativa do Dia da Mulher guineense foi presidida pelo Presidente da República na  qual convidou à todas as mulheres guineenses  para apoiarem o seu projecto agrícola “Mon Na Lama”. 

Titina Sila fora assassinada à 30 de Janeiro de 1973 pelos colonialistas portugueses na travessia do rio Farim, quando se dirigia com alguns camaradas para as cerimónias fúnebres do fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Lopes Cabral, em Conacri. 

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário