quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Correios


Trabalhadores iniciam greve de 30 dias 

Bissau, 28 Jan 16 (ANG) - O Sindicato dos Correios da Guiné-Bissau (SCGB) iniciou hoje uma greve com a duração de 30 dias a reivindicar  o pagamento de 70 meses de salários em atraso . 

Segundo informou a ANG o Presidente da Comissao Negocial dos grevistas, Bernardino Santos, os trabalhadores optaram por esta via depois de o patronato não ter cumprido o memorando de entendimento que havia assinado em Novembro de 2015 com o comité sindical de base para desbloquear o pagamento de nove meses de salários em atraso.

``Terminamos a primeira vaga de greve quarta-feira e logo hoje iniciamos uma outra, desta vez com a duração de 30 dias", disse Bernardino tendo responsabilizado a direcção da empresa pelo clima de crispação que caracteriza as suas relações.

Considerou atitude de força, a colocação das forcas da ordem à entrada da empresa por ordem direcção. “Essa atitude de força demonstrada não nos deixou outra solução que não seja ir para a greve”, fundamentou.

Aquele sindicalista advertiu que caso a greve dos 30 terminar sem verem respondidas as suas reivindicações irão decretar outra nova greve por  tempo indetermindado, e não descarta a hipótese de recorrer a uma queixa crime contra a direcção se ate lá não receberem nenhuma resposta.

Questionado se já foram contactados pelo governo, na pessoa do Secretario de Estado dos Transportes e Comunicações, o presidente da comissão da greve disse que não.

“O governo está com o pensamento na Assembleia Nacional Popular por causa do seu programa”, referiu.

O presidente da comissão de greve do sindicato de base dos trabalhadores dos Correios reconheceu a situação carente do pais por isso disse estar disponível à negociações com o governo. 

ANG/MSC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário