quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Cooperação/Presidente da República qualifica Mamadi Doumbouya de “homem estruturado e organizado”

Bissau,21 Out.21(ANG) – O Presidente da República Umaro Sissoco Embalo qualificou o líder de transição da Guiné-Conacri, o coronel Mamadi Doumbouya, de um “homem estruturado e organizado”.

“Durante a minha estada na Guiné-Conacri, fiquei muito surprendido com o Presidente de transição daquele país, o coronel Mamadi Doumbouya, porque encontrei um homem muito estruturado e organizado”, afirmou Umaro Sissoco Embaló,em declarações à imprensa, quarta-feira, após o seu regresso de uma visita de algumas horas à Guiné-Conacri.

O chefe de Estado guineense disse que o  Presidente de Trânsição da Guiné- Conacri demonstrou-lhe preocupações sobre a salvaguarda da unidade nacional no país.

“Essa tradição já tinha sido quebrada na Guiné-Conacri: unir um Povo sem distinção da raça, ou seja quem é fula, mandinga entre outros. Ele agora está a unir uma Nação e esse aspecto me tocou bastante com o coronel Doumbouya”, referiu o Presidente Sissoco.

Segundo disse, durante o encontro aconselhou ao Presidente de Transição da Guiné-Conacri sobre os caminhos a seguir para a construção de uma Nação.

 “O incremento do tribalismo e sectarismo é um aspecto condenável e perigoso em qualquer país”, disse.

Umaro Sissoco Embalo disse ter declarado ao Coronel Presidente de Transição que não é apoiante de golpe de Estado.”Sou republicano  por isso deixei o quartel e os fardamentos para  fazer a política”, indicou.

O Presidente da República prometeu o reforço das relações de cooperação com a Guiné-.Conacri bem como a partilha de experiència em todos os domínios, porque são dois Povos irmãos, condenados a viverem juntos e a caminharem de mãos dadas no concerto das Nações.

“Temos organizações internacionais que partilhamos nomeadamente a ONU, CEDEAO, Francofonia entre outras, e por isso, neste momento em que a Guiné-Conacri está a precisar de enquadramento nestas instàncias, a Guiné-Bissau vai partilhar a sua experiência nesse sentido”,disse.

Interrogado pelo jornalista sobre a existência de duas comissões para a Revisão da Constituição: uma do parlamento e outra criada pela Presidência da República, respondeu que o parlamento está a lhe dar razão para o destituir.

Em 05 de setembro, uma junta militar liderada pelo coronel Mamadi Doumbouya derrubou o Presidente Alpha Condé, de 83 anos, que se mantém detido desde então, e dissolveu o parlamento e os poderes civis eleitos, tendo ainda suspendido a Constituição.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu, após uma cimeira extraordinária, suspender a Guiné-Conacri de todas as instituições da organização na sequência do golpe que afastou o Presidente Alpha Condé e exigiu a sua libertação.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário