quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Forças Armadas/Batalhão de Polícia Militar celebra 47 anos de sua existência   

Bissau, 14 Out 21 (ANG) – O Batalhão do Comando da Policia Militar (PM) celebrou hoje os 47 anos da sua existência com  realização de uma parada militar e demonstrações de actuações de seus  agentes  no terreno.

Na ocasião, o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas (CEMGFA) Biague Na Ntan recordou que anteriormente, a PM trabalhava 24/24 horas para manter a disciplina nas Forças Armadas (FA) em todo o país.

 “Houve momentos em que o Estado-maior das Forças Armadas (EMFA) tomou a iniciativa de acabar com o Batalhão de Comando da PM, para criar novo Batalhão, chamado “Batalhão de Segurança”, mas, por ter passado pelo Batalhão da antiga PM e conhecido bem a sua importância, quando fui chamado para exercer as funções de CEMGFA decidi reabilitá-lo, de novo”, contou Na Ntan.

Segundo o  responsável maxímo das Forças Armadas guineenses,  desde a criação da PM, em 1974, esta é a primeira vez que  celebra o seu aniversário.

O Presidente de Comissão Organizadora do evento Braima Mamadú Mango, disse ser um marco histórico a celebração do dia da PM.

 “Nunca o Estado-maior das Forças Armadas tomou a iniciativa de celebrar a data de fundação da PM, por isso agredecemos no fundo do coração ao actual Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas Biague Na Ntam, pela dedicação, vontade e força que nos deu, para podermos tornar este sonho hoje  uma realidade”, disse Braima Mango.

Para o padrinho do  evento, José Braima Balbé, a inicativa se deve  ao  esforço que o Batalhão criado para garantir a paz e segurança no país tem estado a fazer  nos últimos tempos.

“Graças a Deus, ainda existe  entre nós  sobreviventes do antigo Batalhão da PM.Entre eles podemos destacar o actual Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Biague Na Ntam, que, em prol da paz e democracia, promoveu uma surpresa para todos, em fazer recordar a sociedade guineense do valor da PM”, disse José Baldé.

Apelou  ao CEMGFA para recomendar aos agentes da Policia Militar (PM), para trabalharem no sentido de identificar  os “verdadeiros militares” no  país.

Sustentou   que muitos ostentam a farda militar no carro ou no corpo para enganar pessoas e tirar proveitos.

“Peço ainda  ao CEMGFA, que sejam identificados, com atenção, os novos Policiais da Guarda Nacional (GN) que estão a ser recrutados. Muitos já desistiram mas  continuam  com as suas fardas em casa. Sugiro que o comando do PM tenha a lista de todos os recrutados em activo”, acrescentou José Braima Baldé.ANG/LLA/ÀC//SG     

            

Sem comentários:

Enviar um comentário