terça-feira, 26 de outubro de 2021


Política/
Líder do  CNA pretende servir de ponte entre sindicato e patronato para pòr fim à greve na Função Pública

Bissau, 26 Out 21(ANG) – O líder do partido Congresso Nacional Africano(CNA) disse que pretende servir de ponte entre o sindicato e o patronato para pôr fim à greve na Função Pública.

A proposta  de Braima Djaló, vulgo Obama vem expressa numa Nota à imprensa enviada à ANG, um dia depois da libertação de  dois líderes sindicais das prisões da Polícia Judiciária, na sequência do boicote do pessoal da saúde contra serviços hospitalares de todo o país.

Segundo o documento, Obama quer com esta iniciativa colocar as duas partes na mesma mesa para negociarem a suspensão das reivindicações, uma vez que os sectores siociais estão cada vez mais afetados e o sofrimento do povo continua a agravar-se.

Na mesma nota, o CNA condenou  a detenção dos dois líderes sindicais, e diz que o Governo deve assumir as suas responsabilidades.

O CNA, uma formação política sem assento parlamentar declara que quer fazer parte de solução, oferecendo  às duas partes a oportunidade de se sentarem na mesma mesa, com vista a chegarem a consensos que possam acabar definitivamente com ondas de greves no país.

O partido revela na Nota que vai iniciar alguns encontros com as partes nomeadamente a central sindical, a UNTG, e  exorta ao Presidente da República para usar a sua magistratura de influência,   como garante da estabilidade  para encontrar soluções duradouras sobre a crise  na saúde e   no ensino público.

Os sectores da saúde e do ensino público observam greves, os seus profissionais   reivindicam o pagamento de salários em atraso, melhorias de condições de trabalho, aprovação da Carreira Médica, aplicação da Carreira Docente, entres outras.ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário