terça-feira, 19 de outubro de 2021


Rússia
/Autoridades  suspendem representação na NATO e a da Aliança em Moscovo

Bissau,19 Out 21 (ANG) - A Rússia anunciou segunda-feira a suspensão da sua missão junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), bem como o encerramento da representação da Aliança Atlântica em Moscovo, após a recente retirada de credenciais a oito diplomatas russos por alegada espionagem.

"No seguimento de certas medidas tomadas pela OTAN, deixaram de existir as condições básicas para trabalhar em conjunto", declarou o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, precisando que estas medidas entrarão em vigor, em princípio, a partir de 01 de Novembro.

No passado dia 06 de Outubro, a OTAN avançou que tinha retirado as credenciais a oito elementos da missão da Rússia junto da Aliança Atlântica, justificando que as pessoas em questão trabalhavam "de forma não declarada" como operacionais dos serviços de informações russos.

"Podemos confirmar que retirámos as credenciais a oito membros da missão russa junto da OTAN, que eram operacionais não declarados dos serviços de informações russos", afirmou então uma fonte oficial da organização.

Nesse mesmo dia, a Aliança Atlântica também reduziu para 10 o número de credenciais para representantes que podiam ser solicitadas por Moscovo, o que representou uma diminuição da equipa da missão russa destacada na sede da OTAN, localizada em Bruxelas (Bélgica).ANG/Angop

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário