quinta-feira, 21 de outubro de 2021


      Ensino
/Escolas públicas sem alunos para início do novo ano letivo

Bissau, 21 Out 21 (ANG) – O Presidente da Confederação Nacional de Associações Estudantes da Guiné-Bissau (CONAEGUIB), Bacar Darame, disse hoje que as dificuldades para o  início pleno do novo ano letivo estão relacionadas  à falta de alunos inscritos nas escolas públicas.

Em entrevista exclusiva  à ANG, Bacar Darame, disse que os pais e encarregados da educação e princilpalmente os estudantes perderam a confiança nas escolas públicas e muitos optaram por inscrever os seus educandos nas escolas privadas.

Por outro lado, o Presidente da CONAEGUIB alegou a inconclusão de alguns exames do ano letivo passado e o processo de matricula  em curso, como outras razões que  inviabilizaram o início do presente ano letivo conforme anunciado pelo Ministério da Educação.

Este responsável ainda apontou a observância da greve por parte do Sindicato Independente dos Professores SINDEPROF, como outra razão para o não início, à tempo, das aulas em escolas públicas.

Bacar Darame disse que, contudo, algumas  escolas públicas já estão em condições de iniciar as aulas tal como as escolas de  auto-gestão.

“Esta situação evidência as  desigualidades nas próprias escolas, e a solução requer um esforço de Governo para sanar estas situações adversas  e crônicas”,disse.

Darame  exorta o executivo a criação de  condições para o diálogo com os sindicatos dos professores em greve para que se possa criar condições favoráveis para a normalização das aulas nas escolas públicas, e recuperação da confiança dos pais e encaregados da educação e dos alunos no sistema educativo público.

No quadro da Central sindical, a UNTG que decretou uma greve de 30 dias,pelo menos dois sindicatos de professores observam a paralisação das aulas no ensino público.ANG /CP/ÀC//SG

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário