segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Presidenciais’2021/ Missão de observadores avalia positivamente processo eleitoral cabo-verdiano

Bissau 18 Out 21 (ANG) – O presidente da missão de observadores da União Africana, Ismael Martins, avaliou domingo “positivamente” o processo eleitoral em Cabo Verde, destacando todo o civismo dos cabo-verdianos à volta destas eleições presidenciais.

Ismael Martins fez a avaliação em declarações à Inforpress,  exprimindo que o processo foi bem conduzido, com “regras claras e muita organização” quer nas mesas de voto, quer do eleitorado.

“É um bom sinal que é dado à sociedade cabo-verdiana, que é dado à África, mostrando que naturalmente é possível fazer uma governação que seja inclusiva, que seja responsável e possa ajudar os países africanos a sair da crise da covid-19”, disse.

Por outro lado, destacou o civismo dos cabo-verdianos nestas eleições, explicando ser “importante” a população ser educada e saber o seu papel.

No entanto, fez referência ao “elevado número de abstenção”, é um aspecto que, segundo considerou, deve ser trabalhado no sentido de fazer as pessoas participarem e acreditarem mais nesta necessidade.

Às presidenciais deste domingo, nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As eleições foram acompanhadas por 104 observadores internacionais, sendo 71 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), 30 da União Africana e três dos EUA.

Neste momento, quando estão apuradas 1255 mesas de votos a nível global (Nacional e Diáspora), correspondente a 99% dos votos expressos, a candidatura de José Maria Neves lidera com 51.5% com 93149, seguida de Carlos Veiga com 42.6 (77.018), Casimiro de Pina com 1,8% (3.254 votos), Fernando Rocha com 1,4% (2509), Hélio Sanches com 1,2% 2103), Gilson Alves com 0,9% (1546 votos) e 0,8% (1365 votos).

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos. ANG/Inforpres

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário