quarta-feira, 20 de outubro de 2021


Ensino/
Presidente do SINAPROF confirma funcionamento de algumas escolas públicas

Bissau, 20 Out 21)ANG) – O  Presidente do Sindicato  Nacional dos Professores (SINAPROF) afirmou hoje  que algumas escolas públicas estão a funcionar e outras que tinham observado  a greve estão a concluir exames da segunda época e a realizar matriculas em simultâneo..

Domingos de Carvalho que falava a ANG, revelou  que as escolas públicas do regime de  auto gestão, todos   terminaram o ano lectivo 2020 / 2021 sem qualquer interrupção.

Aquele responsável sindical disse que os alunos aparecem  a conta gota nas salas  porque já é um hábito de décadas. “Sempre na primeira semana a maioria não comparece”,disse.

Por sua vez, Noémio dos Santos professor do Liceu Nacional Kwame N´krumah disse que iniciaram as aulas depois da  abertura oficial pelo Estado no dia 18 do mês em curso, frisando que, apesar de fraca participação dos alunos, os professores  estão sempre nas salas prontos para leccionar.

Núria José Nhaga estudante do liceu Samora Moisés Machel afirmou que estão a fazer inscrições para exames da segunda época que terá início nesta quinta-feira.

Questionada se tem ideia da data do início das aulas respondeu que não porque depois dos exames vão iniciar as matriculas para eventualmente iniciar o ano lectivo 2021/2022.

A repórter de ANG, constatou que o liceu Kwame N´krumah está a funcionar a conta gota, mas nos liceus Agostinho Neto, Rui Barcelos da Cunha e Samora Moisés Machel se encontram em fase de conclusão de exames, e de realização de matrículas para ano lectivo 2021/2022.

A  Escola do Ensino Básico Salvador Allende, igualmente visitada pela repórter da ANG se encontrava completamente vazia sem professores nem alunos.

 A repórter constatou ainda que quase   os edifícios das escolas públicas que visitou necessitam de reabilitação devido a mau estado de degradação, particulamente  o Liceu Nacional Kwame N´krumah onde os tetos apresentam sinais de desabamento, aliás a direcção do Liceu afixou um cartaz com os dizeres “Perigo de Morte”na porta principal do edifício.

O Ministério da Educação procedeu no sábado o encerramento do ano lectivo 2020/2021 e a abertura do novo ano lectivo, mas alguns sindicatos de professores anunciaram a continuidade da greve e pediram aos professores para não se apresentarem nas respectivas escolas.

Dois outros sindicatos entre os quais o Sinaprof numa posição contrária pediu aos seus filiados para se apresentarem nas escolas para o arranque do novo ano lectivo.

Os  professores cujos sindicatos estão filiados na  central sindical a União Nacionals dos Trabalhadores da Guiné(UNTG) estão em greve desde o ano passado. exigem a implementação da Carreira Docente, o pagamento de atrasados salariais, entre outras reivindicações ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário