segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Costa do Marfim/Regresso de Laurent Gbagbo à cena política com congresso e novo partido

Bissau,18 Out 21 (ANG)  - O  antigo  presidente  da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, que regressou ao seu país em Junho do corrente ano, lançou domingo um novo partido político, que ele reivindica ser "panafricano de esquerda", com o objectivo de disputar a eleição presidencial de 2025.

Anunciado durante um congresso, o novo partido,segundo os seus impulsionadores será um marco histórico na política marfinense.       

O  lançamento do Partido dos Povos Africanos-da Costa do Marfim (PPA-CI),  assinala o  regresso  de  Laurent Gbagbo à cena política, segundo Justin Koné Katinan, porta-voz do antigo presidente marfinense.  

De acordo com Georges Armand Ouégnin, presidente  do comité  de organização do congresso  do novo partido, realizado em Abidjan, o  ex-chefe de Estado da Costa do Marfim, que desvinculou-se da Frente Popular, enceta  um novo capítulo da sua carreira política.

Mais de 1.600 congressistas participaramm no evento, que decorreu no Hotel Ivoire de Abidjan, e  foi marcado pela adesão de alguns antigos houphouetistas, ou seja, apoiantes do Partido Democrático da Costa do Marfim (PDCI), primeira  formação a assumir os destinos do país, após a independência obtida no 7 de Agosto de 1960.

Representantes  do PDCI, agora liderado pelo também ex-presidente Henri Konan Bédié, foram convidados  ao congresso do Partido dos Povos Africanos-Costa do Marfim.

Tanto no seu nome como logótipo, duas mãos entrelaçadas num mapa da África, o PPA-CI, de Laurent Gbagbo revela a  preocupação em destacar a sua dimensão africana.

Várias delegações de representantes políticos de uma dezena de países africanos, assistiram  ao  congresso,  do Partido dos Povos Africanos-Costa do Marfim, ao qual aderiram a maioria dos quadros da  Frente Popular Marfinense, ex-partido da Gbabgo, agora liderado pelo antigo Primeiro-ministro, Pascal Affi N'Guessan.

Laurent Gbagbo foi eleito presidente  do novo partido marfinense, cujo número dois  é Adama Bictogo

Em  declarações à agência France Presse, o antigo ministro do Trabalho, marfinense, Hubert Oulaye, realçou a  dimensão panafricana  o novo partido, afirmando que embora tenha estado longe do seu país durante dez anos, Laurent Gbagbo nunca deixou de reflectir sobre o futuro da Costa do Marfim e da África.

Segundo os analistas locais, independentemente da  eleição presidencial de 2025, o PPA-CI  visa reactivar  o debate político, num  país em que a oposição enfraqueceu nos últimos dez anos.  ANG/RFI  

Sem comentários:

Enviar um comentário