terça-feira, 19 de outubro de 2021

Forças Armadas/Presidente da República recomenda continuidade de capacitação de  jovens militares

Bissau, 19 Out 21 (ANG) – O Presidente da República recomendou segunda-feira ao Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas a continuidade das acções de capacitação dos  jovens militares.

Umaro Sissoco Embaló que falava no quadro de uma visita realizada  às instalações da Marinha de Guerra Nacional pediu aos militares para serem orgulhosos e para não se deixarem ser  usados por ninguém.

“Houve muitos golpes e muitas pessoas morreram neste país”, lamentou.

Embaló afirmou que tinha decidido que no primeiro ano do seu mandato iria restabelecer a dignidade da Guiné-Bissau no concerto das Nações,  e que isso ja se concretizou  porque o país foi recebido na máxima instância da Comunidade Internacional, ou seja na União Europeia.

Por sua vez, o ministro da Defesa Nacional, Sandji Fati lamentou o estado em que se encontra as instalações militares da Marinha de Guerra, sublinhando que quando a maré está cheia, as suas instalações ficam todas inundadas.

Questionado da sua perspetiva em relação à Marinha, Fati informou que a retoma da cooperação  Guiné-Bissau/França vai permitir que  essa instituição possa ter condições para seu funcionamento, o que, segundo Fati, passa pela disponibilização  de meios navais.

Sandji Fati garantiu que vão continuar a capacitar os militares para poderem participar em missões de manutenção de paz nos outros países como  no passado.

“Temos a tradição de manutenção da paz antes de 7 de junho de 1998, e estivemos na República Centro Africana, Libéria, Angola e Moçambique”, referiu.

Ao responder o porquê dos civis estarem  a reabilitar as instalações da Marinha ao invés dos militares, Sandji Fati disse que o país dispõe apenas de uma engenheiria militar, que neste momento está a rebilitar Escola de Cumeré.ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário