sexta-feira, 29 de outubro de 2021


Cooperação
/Governo e União Europeia assinam acordos para apoios em materiais administrativos ás regiões

Bissau, 29 Out 21 (ANG) - O governo através dos Secretários regionais assinaram hoje um acordo de parceria com o Instituto Marquês Valle Flôr no âmbito da Ação Ianda Guiné! Djuntu, que visa apetrechar as regiões de meios para o melhor desempenho das suas funções.

No mesmo acordo de parceria, a Ação Ianda Guiné!Djuntu vai disponibilizar aos governos regionais  oito motorizadas, uma para cada região,  materiais de escritório, créditos telefónicos, combustíveis e  resmas de papel durante 18 meses, e os setores administrativos de Mansoa, Canchungo e Bubaque vão beneficiar de uma motorizada cada.

Ao presidir o ato, o ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias enalteceu as contribuições da União Europeia(UE) no país, em particular ao seu Ministério e sobretudo o Projeto Ianda Guiné!Djuntu que tem as suas ramificações em todo o território nacional.

Dias afirmou que a UE tem sido um parceiro de extrema importãncia para o país e que em várias ocasiões financiou muitos projetos de desenvolvimento da Guiné-Bissau em diversos setores de atividades.

 Acrescentou que o presente acordo vai permitir não só reforçar a solidariedade e a colaboração institucional entre Ianda Guiné!Djuntu e seu Ministério através dos governos regionais, mas também dar início ao novo ciclo de colaboração entre os projetos em curso e as autoridades administrativas nas regiões.

Fernando Dias disse esperar que esta experiência traga  frutos e impacto positivo junto das populações.

 O acordo, segundo o Dias, vai permitir as estruturas regionais  acompanhar melhor as ações de desenvolvimento locais  e reforçar as  capacidades de concertação, coordenação e de diálogo entre as organizações da Sociedade Civil e o Poder local.

O governante declarou que a tendência do executivo é de haver cada vez mais descentralização, para que  toda a população guineense, independentemente do canto do país em que  estiver,  sinta presença do Estado e viva dos resultados preconizados pelo governo e diferentes parceiros.

Dias disse que deseja  que este exemplo de parceria possa ser seguido por outras agências e projetos de desenvolvimento, e agradeceu a UE, prometendo que tudo farão para que os compromissos assumidos  possam ser respeitados.

ANG/DMG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário