terça-feira, 26 de outubro de 2021

Projecto Warship/Capacita actores de telecomunicações em matéria de redução de taxas no sector

Bissau,26 out 21(ANG) – O Projecto Regional de Infraestruturas de Telecomunicações(Warship), está a levar a cabo um atelier de capacitação dos actores ligados as instituições de telecomunicações em matéria de redução de taxas que se pratica no sector.

Em declarações à imprensa na abertura do evento, o responsável de Aquisições do Projecto Wraship, Anibal Baldé disse que o ateliê visa saber do impacto da carga fiscal sobre o sector das telecomunicações.

“Ou seja queremos saber se essa situação está a atrasar o desenvolvimento das telecomunicações no país, ou se o Governo tem ainda o espaço para aumentar as taxas e impostos no sector das telecomunicações”, explicou.

Aquele responsável informou que o projecto Warship tem como objectivo garantir a cobertura integral do país em termos de telecomunicações.

“É um projecto do Governo da Guiné-Bissau, financiado pelo Banco Mundial e já opera no país há 5 anos”, explicou.

Anibal Baldé salientou que o propjecto Warship tem vários componentes dentre os quais a amarração do cabo submarino, acrescentando que neste momento, esse componente está muito avançado.

“Já foi feito a amarração do cabo submarino a partir de Dakar(Senegal) até a localidade de Suru, sector de Prabis, na Guiné-Bissau e falta a ligação Suru à Antula”, disse.

Informou que, o segundo componente do projecto tem a ver com melhoria de ambiente de negócios no sector das telecomunicações, frisando que, foi nesse âmbito que foi encomendado o estudo sobre o impacto da fiscalidade no desenvolvimento no sector das telecomunicações.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração(PCA) da Autoridade Reguladora Nacional das Telecomunicações(ARN), João Frederico de Barros, disse que, os participantes no ateliê vão debater aspesctos ligados de fiscalidade na área das telecomunicações e tecnologias de informação.

Disse que, o evento visa igualmente sensiblizar o Governo em questões ligadas as taxas das telecomunicações.

“Porque nós sabemos que, quanto mais as taxas são postas ao nível de diferentes serviços das telecomunicações, vai-se encarecer cada vez mais os custos à populações”, explicou.

O PCA da ARN explicou a título de exemplo que, se punhamos que, temos uma taxa alta de importação dos telemóveis nas Alfândegas, os referidos valores que os operadores pagam sobre as taxas vão recair no preço de venda.

O ateliê com a duração de três dias, vai-se discutir entre outros dos impactos das taxas no sector das telecomunicações e mecanismos a ser adoptado pelo Governo para a redução dos impostos.ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário