sexta-feira, 15 de outubro de 2021

 

                 
Presidenciais
/Cabo Verde recebe 104 Observadores Internacionais

Bissau, 15 Out 21 (ANG) - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) cabo-verdiana recebeu  quinta-feira os 104 Observadores Eleitorais Internacionais que irão inspecionar as presidenciais de domingo concoridas por sete candidatos.

 Ao todo são 71 membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), 30 da União Africana (UA) e três da embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo-Verde.

A conferência começou com um minuto de silêncio em homenagem a um membro da Comissão Nacional de Eleições, vítima da COVID-19.

Sobre o contexto pandémico em que decorre o escrutínio, a vice-presidente da CNE explicou ter alertado o Parlamento cabo-verdiano para as necessidades de limitar as aglomerações, nomeadamente em campanhas e comícios dos sete candidatos às presidenciais. "Perante a situação sanitária competirá à Polícia Nacional e ao executivo regular e estabelecer medidas de prevenção", declarou Cristina Leite.

" A CNE teve de criar novos desafios, como o fez este ano nas eleições legislativas, adequando os processos internos e adaptando as normas ao contexto da pandemia, evitando aglomerações de pessoas. Queremos proteger os eleitores e membros das mesas de voto", explicou a vice-presidente da CNE, Cristina Leite.

Quanto ao processo eleitoral, a presidente da comissão Maria Rosário Pereira disse sentir "uma grande satisfação por receber 104 observadores internacionais para a realização de eleições credíveis em África", garantindo que tudo irá fazer para haver "uma transição de poder pacífico e uma estabilidade política e social. Só com paz haverá desenvolvimento para os povos".

Contudo, a presidente da CNE lembrou que existem insuficiências no processo eleitoral cabo-verdiano; "há passos por dar, mas só daremos passos no processo eleitoral realizando eleições", defendeu.

Este domingo os cerca de 400.000 eleitores cabo-verdianos terão "espaços acessíveis e adequados para se expressarem com todas as condições, garantindo o direito voto", disse.

Os Observadores Eleitorais Internacionais vão acompanhar o sétimo acto eleitoral para eleições presidenciais no país. "Aguardaremos os relatórios com as recomendações, as identificação de fragilidades e os alcances atingidos", sublinhou a presidente da CNE, lembrando que o trabalho de os observadores "é um contributo importante para o processo eleitoral em prol do continente africano, mas também para Cabo Verde".

"A distribuição dos materiais está avançada. Os boletins já estão todos impressos. Nos próximos dias terminaremos a formação dos elementos das assembleias de voto. O material será distribuído no sábado com ajuda da Polícia Nacional. Atendendo a geografia do país este processo é mais demorado, mas não estamos preocupados", descreveu Alba Pires, secretária-executiva da CNE.

"A abstenção é uma luta de todas as administrações no mundo", declarou a vice-presidente da Comissão Nacional Eleitoral. Os cabo-verdianos são chamados às urnas este domingo, 17 de Outubro, para eleger o próximo Presidente da República.

No escrutínio estão inscritos perto de 400.000 eleitores: 86% no circulo eleitoral nacional (342.777) e 14% no círculo eleitoral do estrangeiro (56.087).

Na corrida eleitoral estão sete candidatos, Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

Considera-se eleito Presidente da República o candidato que obtiver a maioria dos votos validamente expressos.ANG/Angop

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário