sexta-feira, 15 de outubro de 2021


Alegada tentativa do golpe de Estado
/Governo qualifica a notícia de “falta de rigor e exactidão” por parte do autor do artigo

Bissau,15 Out 21(ANG) – O ministro de Turismo e Artesano e Porta-Voz do Governo afirmou que, o artigo publicado pela Lusa, intitulado “Guiné-Bissau: Chefe de Estado Maior denuncia mobilização para golpe de Estado”, representa o pior que um profissional de comunicação poderia fazer.

Fernando Vaz, em conferência de imprensa realizada hoje, considera o despacho da Lusa de falta de rigor e exactidão, de comprovação de factos, e que evidencia ausência de uma interpretação honesta da realidade, constituindo assim, segundo diz,uma clara violação do Código Dentológico dos Jornalistas e um atentado contra a Guiné-Bissau.

“Queremos aqui repudiar e esclarecer a opinião pública em geral que o Chefe de Estado-maior não denunciou nenhuma moblização para golpe de Estado, porquanto na Guiné-Bissau, não há nenhum golpe de Estado em preparação. Desmentimos categoricamente essa notícia maliosa, posta a circular no Mundo pela Lusa, Agência de Notícias de Portugal”, vincou Fernando Vaz.

O governante informou que a Guiné-Bissau caminha para um decénio de vida política em paz e tranquilidade, sem golpes de Estado, frisando que esta é uma  realidade insofismável que, para os que prognosticaram o pior para este país, custa-lhes aceitar.

“Já começa a ficar cansativo termos que repetidamente desmentir falsidades e para que não sejamos dominados pela pós-verdade, pelos factos alternativos e para que a repetição da mentira não crie a impressão de que ela se tornou verdade, somos obrigados a repor, publicamente, a verdade dos factos”, acrescentou.

O Porta Voz do Governo disse que é muito triste o ponto em que se chegou, em que os órgãos de comunicação portugueses, sistematicamente, têm levantado insinuações, suspeições,  reiterpretando declarações de altos dignatários guineenses, usando a mentira e inverdades que colocam em causa o bom nome e do Estado e do país, e, consequentemente, as suas reputações.

“O que se passou ontem, quinta-feira, na celebração do Dia da Polícia Militar, na intervenção do General Biaguê Na Ntan, no seu característico estilo de pedagogo, a que nos habituou, exortou os jovens militares, usando metáforas, para que se distanciassem de qualquer tentativa de golpe de Estado”, salientou.

Fernando Vaz, disse que esse facto marcou e caracterizou o passado dos militares guineenses, sublinhando que não pode a Lusa maliciosamente servir-se dessas metáforas para produzir títulos e contéudos noticiosos bombásticos, visando interesses  alheios aos da Guiné-Bissau e do seu povo.

Segundo informações veiculadas pela Lusa, o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biagué Na N'Tan, denunciou nesta quinta-feira tentativas de mobilizar militares com cerca de 15 euros para reverter a ordem constitucional.

Biagué Na N'Tan falava na cerimónia para assinalar o dia da Polícia Militar (PM) da Guiné-Bissau.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário