terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Carnaval 2016


Comissão Organizadora  homenageia figuras marcantes da cultura nacional   

Bissau, 26 Jan16(ANG) - A Comissão Organizadora do Carnaval 2016  homenageou este fim de semana, através de  uma exposição de quadros que retratam as suas caras, as figuras que autrora marcaram as festividades do carnaval em Bissau.


Dentre as figuras homenageadas destacam-se Carlitos Barros, Cirilo M´baké, Cito, Silvério, Domingos Kamati, Nené Cá  e Lili Son.

Em declarações à imprensa, o ministro do Turismo e Artesanato, Malam Djaura disse que,  a homenagem destas figuras da cultura guineense assinala o início das festividades carnavalesca como a maior manifestação  cultural do país.

O governante lamentou   que,  apesar da confusão orquestrada pelos políticos, o país está cheio de estrangeiros que vieram assistir  esta manifestação   cultural.

Por  sua vez,  o Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, António Espencer Embaló disse que esse “acto simbólico” visa resgatar a “cultura do Entrudo”,  que pode  servir de referência aos mais novos,”.

António Embaló explicou que os irmãos gemeos Manuel e Júlio deram um grande contributo ao Conselho Consultivo e de Júris, por serem os autores dos desenhos dos quadros expostos.

Por outro lado anunciou  que vão antecipar os  desfiles nas regiões para o dia 30 de Janeiro,  excepto em Bubaque que só terá desfile no dia 6 de Fevereiro, para que o grupo das ilhas possa ter mais tempo  de preparaçao para   concorrer  em Bissau. 

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário