quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Saúde Pública


“A poeira pode estar na origem do surto de diarreia no país”, diz enfermeira-chefe do HNSM 

Bissau, 13 Dez 16 (ANG) - A Enfermeira Chefe da pediatria do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) admitiu terça-feira que a poeira ou o vírus diarreico chamado rotavírus podem estar na origem do aumento de casos de diarreia nos últimos tempos.

Em declarações à imprensa, Adosinda Fernandes disse estar-se a registar um aumento considerável de casos de diarreia na pediatria.

“Não temos condições para fazer exames e confirmar se trata de um vírus ou então  é mesmo o clima que está na origem desse aumento de diarreia. Daí a minha dúvida”; referiu.

Adosinda Fernandes aconselha aos pais e encarregados da educação a tratarem bem, em termos de higiene, os alimentos que dão às crianças , e desaconselha  a compra de alimentos nas ruas, “porque muitas vezes não são bem conservadas”.

“Não devemos esquecer que é fundamental lavar as mãos antes e depois de comermos, antes e depois de usarmos as casas de banho, porque  assim  podemos livrar-se das doenças diarreicas”, lembrou Enfermeira Chefe.

A enfermeira-chefe da Pediatria aconselha as mães em particular a ferverem  ou desinfectarem com gotas de lixívia a água antes de ser bebida.

Disse que essas medidas higiénicas podem evitar não só a diarreia mas   também outras doenças:a Tifóide, por exemplo.

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário