terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Carnaval 2016


Tchada regressa ao desfile nacional

Bissau, 26 Jan 16 (ANG) – O Bairro de Tchada, que na década de oitenta foi uma vez vencedor do desfile nacional do Carnaval, está de regresso   e vai tomar parte na presente ediçao do carnaval que  decorre sob o lema "Resgate e valorização da nossa Cultura, Guiné-Bissau i terra di Nturudo”.

Em entrevista exclusiva à Agencia de Notícias da Guiné (ANG), o Presidente da Comissão Organizadora do Grupo de Bairro de Tchada, Eliziário Floriberto Carvalho Mendonça, disse que Tchada esta entre os bairros que deixaram história em termos de carnaval na Guiné-Bissau.

Eliziario Mendonça precisou  na década de “noventa” até a data presente, Tchada desapareceu totalmente em termos de participação no evento.

“Ou melhor teve algumas participações que não surtiram bons efeitos, por isso entendemos que é pertinente trabalhar a sério no sentido de tentar resgatar a nossa cultura de participação como o próprio lema refere”, disse o presidente da Comissão Organizadora.

Carvalho Mendonça disse que  organizar não é nada fácil, mas que fez questao de  mostrar aos moradores do referido bairro que é pertinente unirem  esforços para trazer de volta aquilo que os seus antecessores preservaram para o bairro.

Questionado  sobre se o grupo que dirige conta já com algum apoio financeiro, Eliziario disse ter dirigido  vários pedidos de patrocínio à  instituições  e feito  peditórios  casa à casa no bairro.

“ Alguns já estão a apoiar, mas pedimos à todos que apoiassem ao grupo ”, salientou Mendonça.

Mendonça promete trabalhar para que os grupos que considera “gigantes de carnaval”(Chao de Pepel/Varela e Cintra) sintissem que outro gigante, nesse caso Tchada,  esta de volta  à 100 por cento ao convívio da maior festa popular do pais.

Disse  que está a acompanhar de perto, os trabalhos da Comissão Organizadora do carnaval que elogia. 

Diz acreditar por outro lado, que o seu grupo estará preparado para assumir os resultados que sairão das mesas dos Jures, se forem justas e transparentes. 

ANG/LLA/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário