terça-feira, 12 de janeiro de 2016

União Africana


Oitava Pré-Cimeira avalia participação das mulheres na política

Bissau, 12 Jan 16 (ANG) - A oitava Pré-cimeira da União Africana (UA) que será realizada de 17 à 21 deste mês em Addis Abeba, na Etiopia vai , entre outras, avaliar o progresso sobre a participação das mulheres na politica, função pública e no sistema judiciário. 

A informação consta num comunicado da União Africana a que ANG teve hoje acesso.

O documento informa que a Cimeira tem como objectivo global obter «maior» numero de opiniões dos actores chaves da igualdade de género e actualizar o debate sobre os desenvolvimentos específicos.

"No objectivo global da referida reunião, a UA pretende avaliar igualmente a amplitude da implementação dos engajamentos e identificar os futuros domínios de actuação prioritária com atenção particular sobre os direitos da mulher", acrescenta o documento.

O comunicado refere que nos objectivos específicos, a União Africana perspectiva sensibilizar e desenvolver uma estratégia comum de implementação do Ano Africano sobre os Direitos Humanos em África em especial sobre os Direitos da Mulher.

Acrescenta que pretende-se identificar os desafios e obstáculos que travam a participação efectiva das mulheres assim como desenvolver estratégias para acelerar a acção e o papel das mesmas em qualquer que seja a sociedade.

A UA pretende estimular o diálogo entre os seus Estados membros, as instituições intergovernamentais regionais, as organizações da sociedade civil e os parceiros de desenvolvimento sobre as oportunidades.

Ainda segundo o comunicado, a UA perspectiva preencher as lacunas e procurar as soluções para melhorar a automatização económica das mulheres que estejam no centro do desenvolvimento durável, da paz, da integração regional e do crescimento económico em África, segundo o documento.

 Perspectiva igualmente  solicitar um concurso dos actores políticos, privados e da sociedade civil de forma a ser implementada a agenda das mulheres com vista a paz e  segurança no continente africano.
"O ano 2016 marca o período da adopção da convenção sobre eliminação das formas de descriminação contra as mulheres, descrita como Carta Internacional dos Direitos das Mulheres e o vigésimo primeiro aniversario da declaração e do programa de acção de Beijing que representa a politica mundial de igualdade do género", refere o comunicado.

A referida cimeira é patrocinada pela Presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Zuma e é organizada conjuntamente pela Comissão da UA, a campanha prioridade do género e seus  parceiros . 

ANG/AALS/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário