segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cooperação Guiné-Bissau/China


PR preside cerimónia de entrega do Palácio da Justiça 

Bissau, 25 Jan 15 (ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz, preside,terça-feira, em Bissau, a cerimónia de entrega do Palácio da Justiça ao Estado guineense, por parte da China.

De acordo com uma nota do Ministério das Obras Públicas, Construção e Urbanismo, para além das autoridades nacionais e convidados, ainda no acto, a República Popular da China, país financiador e construtor desta “Casa da Justiça”, será representada pelo seu Embaixador residente, Wang Hua.

A ANG sabe que, para além do Supremo Tribunal de Justiça, o novo edifício da Justiça albergará, nomeadamente os Tribunais de Conta, da Relação, do Comércio e Regional de Bissau.

Fruto do acordo assinado em Outubro de 2014 entre Bissau e Pequim no valor de 20 milhões de Dólares, o edifício foi construído pela empresa chinesa “Jiangsu Jiangdu Constrution Goup Co Limitada”.

Para além desta “casa sede” do poder judiciário, a República Popular da China foi igualmente quem construiu de raiz, os palácios do governo e do parlamento guineenses e fez a reabilitação do Palácio da República, que ficou parcialmente destruído pelo conflito político-militar de 1998.

Segundo programa de cooperação acordado com o governo, a conclusão da construção do Porto de Pescas, no alto Bandim, em Bissau serão   as próximas obras de grande envergadura da China no país.

ANG/QC/SG 


Sem comentários:

Enviar um comentário