segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Marrocos/ X edição do Fórum Internacional de Culturas Africanas de Tiznit

Bissau, 04 Nov 24 (ANG) - A 10ª edição do Fórum Internacional de Culturas Africanas de Tiznit será realizada de 5 a 8 de novembro, sob o tema “A viagem e o viajante, entre Marrocos e a sua comitiva africana”.


Organizado pela Associação Cheikh Maa Oulainine para o Desenvolvimento e Cultura por ocasião da celebração do 49º aniversário da gloriosa Marcha Verde, este Fórum pretende explorar a história dos fortes laços entre os países africanos a nível social, religioso, cultural e económico.

Segundo os organizadores, este evento reforça o desejo de Marrocos de reforçar as suas relações culturais e intelectuais com os países africanos irmãos, dados os muitos pontos de convergência que os unem, ao mesmo tempo que destaca o papel do Reino em termos de abertura cultural em África.

A conferência internacional organizada no âmbito do Fórum pretende, por sua vez, lançar luz sobre o papel dos viajantes na história de Marrocos e dos países africanos, bem como a contribuição das viagens para a influência da cena cultural e social no continente.

Através deste encontro, o fórum irá destacar a dimensão africana e o seu contributo, através das viagens, para a promoção dos valores universais de coexistência e tolerância, das relações de cooperação e solidariedade intra-africana, bem como de novos horizontes para a consolidação das relações. entre Marrocos e os países africanos.

A programação desta edição, que se estrutura em torno de quatro eixos (literatura e ciências, história, sociedade e economia), centrar-se-á em vários temas como “Viagens: definição, finalidades, categorias e objectivos”, “Viajantes de Marrocos e de África e o seu papel no desenvolvimento das relações entre os países africanos” e “A relação de Marrocos com a sua comitiva africana”.

Assente em bases científicas, religiosas, sociais, económicas e culturais, a escolha do tema do fórum tende a construir a ponte entre o passado do continente africano, o seu presente e o seu futuro, tendo em conta a dinâmica encarnada pelas viagens como um processo que nos permite explorar espaços distantes.

O Fórum será pontuado pela participação de um conjunto de académicos, professores e investigadores marroquinos, africanos e árabes, especializados na temática das viagens e dos viajantes, para discutir as múltiplas facetas das relações culturais ancoradas na história que ligam Marrocos a África. ANG/FAAPA

 

Sem comentários:

Enviar um comentário