terça-feira, 16 de setembro de 2025

Cooperação/Presidente da República enaltece cooperação com Burundi para uma África mais unida

Bissau, 16 Set 25(ANG)n - O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló afirmou que a visita do Chefe de Estado do Burundi à Guiné-Bissau demonstra a vontade de trabalhar na construção de uma África mais forte e unida.

Umaro Sissoco Embaló falava hoje ao lado do seu hóspede homólogo do Burundi, Évariste Ndayishimiye, em declarações conjunta à imprensa.

O Presidente da República acrescentou que esta visita de três dias de Ndyishimiye permitirá criar as bases para uma África orientada para a resiliência e o desenvolvimento sustentável.

Sissoco Embaló referiu ainda que a cooperação com o Burundi tem proporcionado benefícios diplomáticos, e impulsionado o desenvolvimento mútuo entre os dois países.

A visita ,segundo o PR representa um caminho para o estabelecimento de novas parcerias ao serviço do desenvolvimento da Guiné-Bissau e do Burundi.

Os dois Chefes de Estado deslocaram-se esta terça-feira à Fortaleza de Amura, onde procederam a deposição de coroas de flores nos jazigos de Amílcar Cabral e do General João Bernardo Vieira.

 À  chegada, foram recebidos pelo ministro da Defesa Nacional, Dionísio Cabi, e pelo Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N’tan.

O Presidente do Burundi visitou ainda na manhã de hoje à fábrica de Farinha de Trigo da empresa privada  MC Grupo, localizada na zona industrial de Bolola, onde foi recebido pelo ministro da Indústria, Transformação e Promoção de Produtos Locais, Florentino Fernando Dias, acompanhado pelo Administrador dessa fábrica.

Ainda esta terça-feira, Umaro Sissoco Embaló e Évariste Ndayishimiye animaram  uma palestra na Universidade Amílcar Cabral, sob o lema “Juventude, Paz e Segurança” , em que os debates se centraram no processo de desenvolvimento sustentável de África.


A visita do chefe de Estado do Burundi termina quarta-feira estando prevista a assinatura de acordos de cooperação bilateral entre os dois países, antes da partida de Évariste e sua delegação. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário