terça-feira, 16 de setembro de 2025

Ensino/Frente Social manifesta “discordância” com o método aplicado pelo Governo para  recrutamento de professores  

Bissau, 16 Set 25 (ANG) – A Frente Social, organização que agrupa sindicatos da Educação e de Saúde, manifestou segunda-feira, a sua “total discordância”, com o método aplicado pelo Governo, para  recrutamento dos professores para o presente ano letivo - 2025/26.

A discordância foi manifestada através de uma Carta Aberta dirigida ao ministro  da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Queba Djaite, à que a Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve hoje acesso.

A Frente Social defende que o  processo de recrutamento deve resultar de uma clara identificação das  necessidades para cobrir as  vagas existentes nas escolas ao nível nacional, antes do início do ano letivo.

“O mais estranho e incompreensível é o recrutamento de pessoal de outras áreas do saber que não têm preparação pedagógica”, lê-se no documento.

Na carta dirigida ao ministro Djaite, a FS sublinha que a estrutura da educação formal, segundo a Lei de base do Sistema Educativo, está organizada sequencialmente nos ensinos pré-escolar, básico, secundário, superior, técnico profissional e outras modalidades especiais.

“Senhor ministro, com base nesta estrutura , o recrutamento de professores de 1º e 2º ciclo, deve basear-se nos formados na Unidade Escolar 17 de Fevereiro, Escola de Formação de Professores de Bolama e demais escolas vocacionadas para estes ciclos”, diz a organização sindical .

Para a FS,  ensinar é uma arte, por isso que se institui escolas vocacionadas para instrução das pessoas que vão transmitir  conhecimentos aos alunos ou estudantes. ANG/LLA/ÂC//SG  


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