quinta-feira, 8 de maio de 2025

Religião/Alto Comissariado para Peregrinação a Meca começa emissão de vistos aos candidatos locais

Bissau, 08 Mai 25 (ANG) – O Alto Comissariado para Peregrinação à Cidade Santa de Meca iniciou hoje a emissão de vistos aos candidatos à peregrinação, a partir da Guiné-Bissau, pondo fim a necessidade de peregrinos se deslocarem a Dacar/Senegal para obtenção de visto de entrada na Arábia Saudita.

Falando na cerimónia que assinalou a emissão dos primeiros vistos em Bissau à peregrinos de 2025, o Alto Comissariado para  Peregrinação, Califa Soares Cassamá destacou que o país entrou na nova era da peregrinação à Meca, uma vez que  obter vistos a partir do Senegal era um transtorno enorme.

 “Graças à Deus o sonho de há um ano tornou realidade hoje. ,Na verdade, houve a emissão de vistos locais no passado, no país, através de  equipa de técnicos da Embaixada da Arábia Saudita vindos de Senegal, a pedido  das autoridades guineenses, mas este ano nós é que assumimos as rédeas da situação adquirindo máquinas para o efeito”, explicou.

Cassamá alertou aos peregrinos nacionais e estrangeiros radicados na Guiné-Bissau que os prazos já estão a aproximar-se do fim, e que  no próximo sábado vão fazer um balanço geral com todas as agências envolvidas para informar o Alto Comissariado  do número de pretendentes à peregrinação  inscritos  para se fechar o processo da receção de dinheiro .

Depois desta fase, segundo Califa dar-se-á início a preparação dos voos que devem levar os peregrinos, conforme previsão de partida para o próximo dia 26  e o regresso para 11 de Junho.


Califa Cassamá pede aos que estão a ter dificuldades para obtenção de
 passaportes, para comunicarem a situação ao Alto Comissariado, a fim deste intervir para sua facilitação.

 “Este ano há mais rigor e controle. Para  casos da saúde a vacina internacional e a da Covid-19 são obrigatórias por isso pedimos a compreensão das pessoas", disse.

Cassamá informou que hoje serão imprimidos cerca de 200 vistos que serão anexados aos passaportes e que o código da Guiné-Bissau para a peregrinação é o 804 que deve ser colado atrás do passaporte de cada peregrino.

Questionado sobre o número de peregrino já apurado Cassamá explicou que não faz ideia, uma vez que as agências não informaram ainda do número que têm ,mas no que tange a diáspora África /Europa disse já foram  confirmadas cerca de 450 pessoas .

ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário