segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Comunicação Social/ANG e MAP assinam acordo de cooperação que prevê formação e troca de serviços de informação

Bissau, 02 Fev 26 (ANG) -  A Agência de Notícias da Guiné(ANG) e a Agência Magreb Árabe Presse(MAP), do Reino de Marrocos, assinaram  quarta-feira(28) em Marrakech/ Marrocos, um acordo de cooperação e de parceria que prevê a formação profissional e troca de conteúdos informativos.

O acordo foi assinado pelos Directores-gerais dos  dois  órgãos de comunicação social, Salvador Gomes e Fouad Arif respetivamente, no âmbito dos trabalhos da 9ª Assembleia-geral da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas(FAAPA) decorrida entre 27 e 28 de Janeiro passado.

O acordo de 11 artigos que visa o reforça de cooperação entre as duas agências, membros da FAAPA, ainda prevê o fornecimento mútuo e gratuito de informações e de conteúdos multimédia(foto, vídeo, áudio e infografia).

“As duas partes acordam o reforço de troca de experiências e de informações no que diz respeito aos serviços de redacção central e regional, Marketing, gestão dos recursos humanos e sistemas de informação utilizados, através de organização de visitas e de sessões de formação, em benefício de jornalistas, responsáveis administrativos e técnicos assim como de especialistas em tecnologias de informação das duas agências”, refere o acordo.

Válido para o período de um ano, o acordo é automaticamente renovado, a não ser que haja de uma das partes o interesse de sua renúncia.

Numa reacção ao acordo  o Diretor-geral da ANG, Salvador Gomes sublinhou que a o Director-geral da MAP acaba de abrir à ANG a possibilidade de melhorar os seus diferentes serviços.

“A ANG, sem meios, está constantemente em situação de relançamento. Todos os seus serviços precisam de apoios para funcionamento. Não bastam a vontade dos  profissionais que lá labutam. A MAP tem muita experiência em termos de sustentabilidade. Contamos explorar esse aspectos  para render e ter meios próprios para fazer face as nossas necessidades de equipamento e outras. Estamos a falar de uma agência que, para além serviços de informação e de multimédia, produz livro e jornal”, disse.

Falando da 9ª Assembleia  Geral da FAAPA, em que participou na qualidade de membro fundador da organização, Salvador Gomes destacou a aprovação do  Plano de Ação para o ano em curso, que prevê  formação em Rabat, nos domínios de gestão da redação, fotojornalismo, sistema de informação e segurança informática,, jornalismo desportivo, Fact-Cheking, produções em vídeo, e liderança feminina.

Disse que as estatísticas sobre as notícias  das agências membros da FAAPA utilizadas no sitio da organização www.faapa.info, em 2025 são encorajadoras, na medida em que, entre 25 agências de notícias avaliadas, a ANG figura em 6º lugar, atrás da MAP,AIP(Costa do Marfim),APS(Senegal),ANP(Níger) e GNA(Gana), com 408 notícias divulgadas.

“Ainda que em português, podemos fazer mais e melhor. Parecendo que não é uma concorrência entre a agências e a ANG não quer figurar na última posição”, disse Gomes

Segundo o DG da ANG , a FAAPA organiza, anualmente, a  formação para jornalistas e técnicos das agências  membros  e o Plano de Ação deste ano é continuidade das acções em curso desde o ano passado. ANG/LPG//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário