quinta-feira, 12 de novembro de 2020

CAN 2022/Jogo Guiné-Bissau/Senegal do próximo domingo vai ser a porta fechada

Bissau, 12 Nov 20 (ANG) – O jogo da 2ª  mão referente à 4ª jornada de eliminatória de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN-2022), entre a Selecção da Guiné-Bissau e do Senegal, a ter lugar no próximo domingo, dia “15”, em Bissau, decorrerá à “Porta Fechada”.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo  Diretor-geraldo Desporto e coordenador da Comissão Preparatória do referido jogo,  Alberto Silva Dias, numa conferência de imprensa.

Segundo Dias, a decisão foi anunciada pelo Alto Comissariado de Luta Contra a Covid-19 em sintonia  com a Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB).

De acordo com Alberto Dias, a Comissão que derige foi confrontada com um circular nesse sentido enviado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), e que foi objecto de análise pela Comissão executiva da FFGB.

“O Alto Comissariado de Luta Contra a Covid-19  declarou que o encontro não poderá acontecer com as portas abertas, devido a segunda vaga de doença registada recentemente na Europa e que poderá colocar o país novamente no risco  de aumento de contágio”, disse Alberto Dias.

 Este dirigente desportivo apela a compreensão de todos.

Por outro lado, avisa que os repórteres desportivos que estarão no tapete sintético serão submetidos ao teste de coronavírus.

A Selecção da Guiné-Bissau, perdeu esta quarta-feira por 2-0 contra a sua congênere de Senegal, e já se encontra no país, para preparar o próximo encontro de domingo contra o mesmo adversário. ANG/LLA/ÂC//SG

    

 

Covid-19/Vacina é encorajadora mas não é uma bala mágica para acabar com a pandemia – África CDC

Bissau, 12 Nov 20 (ANG) – O director do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) alertou hoje para a necessidade de serem mantidas as medidas de controlo, mesmo havendo “sinais encorajadores” sobre uma vacina.

“As notícias sobre a vacina são positivas e encorajadoras, mas demora tempo e precisamos de continuar a implementar as medidas defendidas pelo África CDC e pela Organização Mundial de Saúde, a vacina não é uma bala mágica que vai curar tudo”, alertou John Nkengasong, durante a conferência de imprensa semanal em formato virtual desde Adis Abeba.

Para o responsável, a segunda vaga da pandemia está a manifestar-se de forma clara em África e por isso é preciso continuar as medidas de distanciamento, utilização de máscara e rastreio dos contágios, que aumentaram 7,5% em média nas últimas quatro semanas.

“O que estamos a prever com as organizações internacionais, nomeadamente a Aliança Global para as Vacinas (GAVI), é que vamos ter as doses necessárias para cobrir 20% da população, mas consideramos que seria preciso vacinar 60% da população para conseguir atingir a chamada imunidade de grupo”, apontou John Nkengasong.

Os 20% da população africana que receberão a vacina em primeiro lugar serão os profissionais de saúde, os idosos e as pessoas que já têm uma doença considerada grave, disse o director do África CDC, salientando que “o objectivo do programa de vacinação que está a ser preparado é tratar das pessoas mais vulneráveis”.

Para cobrir a diferença necessária para a vacinação de 60% da população, John Nkengasong disse que o Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank) está a preparar a emissão de títulos de dívida especificamente para financiar a vacinação.

“O Afreximbank diz-nos que se conseguir emitir 1,8 mil milhões de dólares [1,2 mil milhões de euros] em títulos para vacinas [‘vaccine bonds’, no original em inglês] pode alavancar esse investimento para 5 mil milhões de dólares [4,2 mil milhões de euros] e isso será direccionado para os custos de produção e distribuição da vacina”, disse.

Relativamente à evolução dos contágios no continente, o África CDC contabilizou um aumento médio de 7,5% entre 12 de Outubro e 08 de Novembro, vincando que o maior número de novos casos por milhão de habitantes registou-se em Marrocos, Líbia, Tunísia, Cabo Verde e Botsuana.

Sobre a taxa de fatalidade, Nkengasong elencou o Sudão, Saara Ocidental, Egipto, Libéria e Níger como os países com maiores taxas, todos acima de 5%.

Com 19 milhões de testes já feitos, o África CDC registou um aumento de 7,5% nas últimas semanas, salientando que a África do Sul, Marrocos, Etiópia, Egipto, Quénia, Nigéria, Camarões, Ruanda, Uganda e Gana representam mais de 70% do total.

Em África, há 46.272 mortos confirmados em mais de 1,9 milhões de infectados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.275.113 mortos em mais de 51,5 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.ANG/Inforpress/Lusa

 

 

               
               CAN 2022/Guiné-Bissau perdeu por 2-0 frente ao Senegal

Bissau,12 Nov 20(ANG) - A fase de apuramento para o Campeonato Africano das Nações retomou na quarta-feira, 11 de Novembro com o triunfo do Senegal por 2-0 frente à Guiné-Bissau.

O jogo até foi equilibrado nos primeiros minutos e num livre directo de Mama Baldé, o avançado guineense, ainda se acreditou na abertura do marcador pela Guiné-Bissau. No entanto o guarda-redes senegalês, de pai guineense, Édouard Mendy, defendeu o remate do avançado que actua no Dijon em França.

O Senegal acabou por abrir o marcador aos 44 minutos de grande penalidade com um golo apontado pelo avançado do Liverpool, Sadio Mané.

Durante a segunda parte os senegaleses controlaram o encontro e até chegaram a um segundo tento aos 74 minutos apontado por Opa Nguette, avançado do Metz em França.

Com este resultado, os Djurtus ocupam actualmente o terceiro lugar com três pontos, a seis do Senegal que lidera o Grupo I. O Congo está na segunda posição com três pontos e defronta na quinta-feira a Selecção de Essuatíni que ainda não pontuou.

Os guineenses haviam vencido por 3-0 frente à antiga Suazilândia, e perderam na segunda jornada por 3-0 na deslocação ao Congo.

O próximo jogo para a os pupilos de Baciro Candé será em casa frente ao Senegal, a 15 de Novembro. Um triunfo seria importante para manter viva a esperança de alcançar pela terceira vez consecutiva um apuramento para o Campeonato Africano das Nações, isto após as participações no Gabão 2017 e no Egipto em 2019.

De notar que foi nesta quarta-feira o regresso dos jogos de apuramento para o CAN, isto cerca de um ano após os derradeiros que foram realizados em 2019.

A pandemia de Covid-19 acabou por adiar todos os encontros de apuramento e sobretudo a fase final da prova que deveria decorrer em Janeiro de 2021 nos Camarões. Com estes adiamentos, o Campeonato Africano das Nações vai realizar-se em Janeiro-Fevereiro de 2022.ANG/RFI

 

 

 

 

 

                Covid-19/Anunciada eficácia de 92% da vacina "Sputnik V"

Bissau, 12 Nov 20 (ANG) - Dois dias depois de a farmacêutica norte-americana Pfizer e a parceira alemã BioNTech terem revelado que a sua vacina contra a Covid-19 tem uma eficácia de 90%, a Rússia anunciou que os resultados preliminares da Sputnik V mostram uma eficácia de 92%.

Os resultados preliminares russos baseiam-se nos dados dos primeiros 16 mil participantes nos ensaios clínicos que receberam as duas doses da vacina Sputnik V. A fase 3 dos ensaios clínicos da vacina está a decorrer em 29 clínicas em Moscovo e inclui um total de 40 mil participantes, um quarto dos quais irá receber um placebo.

Em Agosto, a Rússia tinha-se tornado no primeiro país do mundo a registar uma vacina contra a Covid-19, quando a vacina ainda não tinha ainda passado pela fase 3 de ensaios clínicos.

Esta quarta-feira, Kirill Dmitriev, director do Fundo de Investimento Directo Russo, afirmou ter “uma vacina muito eficaz” e que a probabilidade de contrair a doença revelou ser 92% inferior nas pessoas que foram vacinadas com a Sputnik V em relação àquelas que receberam o placebo. Além disso, até agora, não foram identificados efeitos secundários graves nos voluntários.

Na terça-feira, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que o país vai registar em breve uma terceira vacina contra o novo coronavírus e que as vacinas desenvolvidas pela Rússia são eficazes.

Entretanto, o ministro russo da Indústria, Denis Manturov, revelou que Moscovo quer produzir 800 mil doses da vacina contra a covid-19 ainda em Novembro e mais 1,5 milhões de doses em Dezembro, aumentando para volumes superiores a partir do início de 2021. 

De acordo com as autoridades, foram estabelecidos acordos internacionais de distribuição da vacina num total de 270 milhões de doses e uma grande parte das doses pode vir a ser produzida noutros países, cerca de 300 milhões de doses na Índia e uma quantidade não revelada no Brasil, China e Coreia do Sul.

A vacina está também a ser testada na Bielorrússia e deverão começar em breve ensaios clínicos nos Emirados Árabes Unidos, Venezuela e Índia.ANG/RFI

 

 

 

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

   Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara.Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

Reconhecimento/CEMGFA homenageia  Adido de Defesa  do Senegal com certificado de mérito

Bissau, 11 nov 20 (ANG) – O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Biaguê Na N´tan homenageou o Adido de Defesa  do Senegal no país, o Coronel Mama Samba Dieye com certificado de mérito e tradicional pano de pente.

Após a cerimónia realizada esta quarta-feira nas instalações de Estado-maior General das Forças Armadas,  Na N’tan afirmou que o Coronel Dieye sempre mostrou a sua capacidade de aproximar as duas Forças Armadas, nomeadamente da Guiné-Bissau e do Senegal para fortalecer suas relações.

Sustentou que sempre demonstrou a sua disponibilidade de diálogo entre as Forças Armadas dos dois países, frisando que os referidos símbolos devem servir como recordação da Pátria de Amílcar Lopes Cabral.

Por sua vez, o condecorado, Mama Samba Dieye disse que durante os quatro  anos da sua missão, hoje sentiu-se que faz parte do corpo das Forças Armadas guineenses.

“Hoje sinto um contentamento ao mesmo tempo uma dor no meu coração. Vou regressar ao Senegal para reforma, por isso, tudo o que eu fiz na carreira militar nas Forças Armadas do Senegal até  chegar a última etapa sempre desejei trabalhar num país irmão como a Guiné-Bissau. Vou com grande orgulho para o Senegal”, frisou.

Samba Dieye acrescentou  que os acordos de cooperação entre  os dois países são de longa data, e  que os passos traçados para que esses acordos sejam implementados dependeram da vontade política das autoridades dos dois países que conseguiram dar um passo significativo durante todo esse tempo.

Segundo Dieye, pode-se notar o sucesso dessa cooperação na formação dos quadros, apoios logísticos e outros acordos que hoje estão em andamento.

O adido militar senegalês afirmou que as autoridades do seu país está convicto de que as Forças Armadas da Guiné-Bissau têm uma liderança que quer  progresso  porque mostrou a sua disponibilidade organizacional no sentido de fazer a Guiné-Bissau dispor de Forças Armadas Republicana bem organizadas.

“Por isso, as autoridades da sub-região entenderam que é preciso acompanhar o CEMGFA Biaguê Na N’tan para poder atingir o seu objetivo traçado em benefício da Guiné-Bissau .

Mama Samba Dieye garantiu que vai continuar a ser o embaixador dos seus colegas de armas guineenses no Senegal. ANG/DMG/ÂC//SG

 


CAN 2021
/Selecionador da Guiné-Bissau confiante num resultado positivo frente ao Senegal

Bissau,11 Nov 20(ANG) - O selecionador de futebol da Guiné-Bissau, Baciro Candé manifestou-se confiante na obtenção de um resultado positivo no jogo desta tarde diante do Senegal, na terceira jornada da fase de apuramento para o Taça das Nações Africanas (CAN) 2021.

Em declarações à imprensa numa  antevisão da partida, Baciro Candé sublinhou que os “djurtus” estão na capital senegalesa(Dakar), com um único propósito de fazer um bom jogo e tentar levar um resultado positivo para a segunda mão à disputar em Bissau.

“Os jogadores  estão motivados embora cansados. Penso que todos os jogadores convocados têm a consciência de que o jogo será extremamente difícil, mas estamos preparados para fazer aquele grande sacrifício como temos feito sempre para  no final  sairmos com  resultado satisfatório”, sublinhou.

Por sua vez, Mama Baldé, o avançado da seleção nacional que milita no Dijon de França, disse que vão entrar em campo para contrariar o favoritismo do Senegal.

“Nós conhecemos os jogadores da selecção do Senegal e são jogadores de alta competição. Por isso vamos contrariar o jogo deles e fazer o nosso trabalho”, explicou Baldé.

Perguntado sobre o que os guineenses podem esperar dos “Djurtus”, nessa partida, Mama Baldé afirmou que obter um bom resultado fora é sempre muito bom, acrescentando que não podem dizer que não  podem roubar pontos frente ao Senegal, porque vão trabalhar para isso.

“Um provérbio disse que as coisas podem ser difíceis mas não impossível. Como acabei de dizer vamos fazer o nosso trabalho como sempre fizemos e vamos encarrar o jogo de hoje como os outros”, salientou.

Para Judilson Tuncará Gomes (Pelé), jogador que milita no FC Rio Ave, de Portugal,  o estado de espírito dos jogadores da Guiné-Bissau é sempre positivo, porque sabem que vão defrontar uma equipa muito forte e que têm jogadores do nível mundial.

Tuncará acrescenta  que os “Djurtus”, têm igualmente qualidades para bater  qualquer seleção africana.

Pelé disse acreditar na vitória e por isso vão trabalhar para arrancar pontos frente ao Senegal, sublinhando que o objectivo é conseguir pontuar através de  empate ou vitória.

Perguntado  se conhecem os pontos fracos da seleção senegalesa, o futebolista da Guiné-Bissau disse que é uma das melhores seleções africanas e já viram-lhes a jogar várias vezes, salientando que conhecem os seus pontos fracos e que vão saber aproveitá-los.

A Guiné-Bissau integra o Grupo I com o Senegal, República do Congo e Essuatíni (antiga Suazilândia).ANG/ÂC//SG

UE/Macron e Kurz pedem reforma do espaço Schengen para lutar contra o terrorismo

Bissau, 11 Nov 20 (ANG) – O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o
chanceler austríaco, Sebastian Kurz, insistiram terça-feira que a reforma do espaço Schengen é “essencial” no combate ao terrorismo e a “todas as formas de radicalização” nas sociedades europeias.

Numa ‘mini-cimeira’ que contou com a presença de Macron e Kurz em Paris – mas também, virtualmente, com a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro holandês, Mark Rute, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen – o Presidente francês referiu que “não se deve confundir a luta contra a imigração clandestina com a luta contra o terrorismo”, mas é necessário ter um “olhar lúcido” sobre a ligação “que existe entre ambos”.

“O espaço Schengen, é um dos dados adquiridos da construção europeia, mas baseava-se, em troca da livre circulação nas fronteiras internas, numa promessa de protecção e de segurança. A segunda promessa não foi cumprida”, sublinhou Macron.

Também Sebastian Kurz, em deslocação a Paris uma semana após o atentado que fez quatro mortes em Viena, referiu que “saber quem entra e sai da União Europeia (UE)” é “essencial”.

“Estamos felizes por podermos viver sem fronteiras internas, mas só conseguiremos manter essa liberdade se protegermos as nossas fronteiras externas”, frisou Kurz.

Os dois chefes de Estado apelaram ainda à aplicação rápida das medidas que foram adoptadas, ao nível europeu, após os atentados de 2015 em Paris que vão, nas palavras de Macron, “do desenvolvimento de bases de dados comuns, à cooperação entre polícias, à troca de informações e ao reforço do dispositivo penal”.

Já a chanceler alemã, Angela Merkel, frisou a necessidade de se sublinhar que não se trata “de uma luta entre o islão e o cristianismo”, mas antes de um combate para “defender o modelo de sociedade democrática”.

“Temos de enfrentar os inimigos das sociedades abertas e liberais”, referiu Merkel.

Nesse sentido, a chanceler alemã afirmou que os projectos para “melhorar” o espaço Schengen “vão no bom sentido”, e apelou também a que a UE seja mais activa na frente diplomática e dialogue com países muçulmanos para “encontrar terrenos comuns” e explorar “as possibilidades de luta comum contra o terrorismo”.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também insistiu na necessidade de iniciar uma “actividade diplomática intensa”.

“A Europa garante a liberdade de consciência e a liberdade de acreditar ou não acreditar. Por isso, a Europa quer estar presente no palco internacional para não cair na armadilha daqueles que tentam instrumentalizar e alimentar o ódio e a separação”, apontou Michel.

O presidente do Conselho Europeu insistiu ainda no tema de um instituto para a formação de imãs, ideia que tinha avançado na segunda-feira, aquando de uma deslocação a Viena para se encontrar com Sebastian Kurz.

“Uma questão que me é cara é saber como é que podemos encorajar a formação dos imãs na Europa, como podemos assegurar-nos e garantir que, respeitando a liberdade de consciência, os nossos valores fundamentais estão protegidos”, sublinhou Charles Michel.

Ursula von der Leyen apontou também a necessidade da formação para combater o terrorismo, e disse querer fortalecer uma “rede de integração”, composta por “5.000 professores, polícias, assistentes sociais e outros especialistas” que trabalham “no terreno” e que procuram “acompanhar os jovens”.

“É preciso agir na raiz do mal: antes de falar em radicalização, é preciso falar de formação e de inclusão. A melhor arma contra o terrorismo é que os jovens tenham perspectivas de futuro”, afirmou a presidente da Comissão Europeia.

Os temas discutidos hoje serão abordados no próximo Conselho de ministros dos Assuntos Internos que terá lugar esta sexta-feira por videoconferência.

Já Charles Michel anunciou também que a resposta da UE contra a ameaça terrorista estará em cima da mesa na cimeira de líderes europeus que terá lugar entre 10 e 11 de Dezembro. ANG/Inforpress/Lusa

Património histórico/Ministro da Educação exalta importância de preservação do Património Documental Nacional

Bissau, 11 Nov 20 (ANG) - O ministro da Educação Nacional e Ensino Superior prometeu na terca-feira fazer de tudo no sentido de salvaguardar e preservar o Património Documental sob tutela do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas(INEP).

Segundo uma nota informativa de Gabinete de Relações Públicas e Comunicação daquela instituição, à que a ANG teve acesso hoje,  Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, fez a referida promessa  ao presidir a cerimónia de recepção dos equipamentos de alta tecnologia digital para preservação da memória nacional para a paz sustentável na Guine Bissau ao INEP.

O governante defendeu a necessidade de criação e reforço das bases jurídicas e institucionais, para garantir a recolha, conservação, gestão e acesso do acervo documental de interesse nacional, garantindo, desta forma, o acesso permanente dos cidadãos a este “património de valor imensurável.

O titular da pasta da Educação afirmou que a sua presença no acto e dos membros do Governo testemunha o interesse do Governo em exortar a Sociedade Guineense em geral, Bibliotecários, Arquivistas e documentalistas em particular, no sentido de manterem mobilizados na tarefa de salvaguardar e preservar o Património Documental da Pátria de Guiné-Bissau.

Aricene Baldé sustentou  que os desafios do país são imensos e que interpelam a todos, razão pela qual apela aos cidadãos guineenses e amigos do país para não pouparem esforços na missão de mudar, pela positiva, a pátria de Cabral.

Em relação aos equipamentos , Baldé manifestou a sua convicção de que, os equipamentos adquiridos pelo INEP irão reforçar a capacidade da Biblioteca Pública Nacional para implementar actividades de salvaguarda do Património Documental Nacional, um dos factores fundamentais para promover o desenvolvimento social, económico e cultural do país.

O ministro da Educação disse que o Governo vai acompanhar o INEP no esforço de preservar o Património Documental Guineense colocando todos os recursos necessários, na medida do possível, a disposição da Biblioteca Pública Nacional e dos arquivos Históricos para o cumprimento cabal das suas missões, e promete a centralização de todos os documentos que são do interesse do país para a sua digitalização e disponibilização a partir do INEP.

Por outro lado, Jibirilo Baldé aproveitou a ocasião para solicitar aos membros do Governo das áreas da Função Pública, da Administração Territorial, da Cultura e da Comunicação Social, a orientação e a disponibilização dos serviços, departamentos e Instituições que tutelam, no sentido de colaborarem com o INEP na recolha de todos documentos que constituem a História e memória colectiva da Guiné-Bissau.


Presentes na cerimónia estiveram
 alguns membros de governo, representantes da Comunidade Internacional, Sociedade Civil, e partidos com Assento Parlamentar. ANG/AALS/ÂC//SG

 

   Covid-19/África com mais 345 mortes e ultrapassa 1,9 milhões de infectados

Bissau, 11 Nov 20 (ANG) – África registou nas últimas 24 horas mais 345 mortes relacionadas com a covid-19, aumentando para 45.954 o total de vítimas mortais do novo coronavírus, que já infectou 1.904.820 pessoas na região, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização registaram-se nas últimas 24 horas mais 13.076 casos de infecção com o novo coronavírus.

O número de recuperados é agora de 1.607.108, mais 9.968 do que na véspera.

O maior número de casos de infecção e de mortes regista-se na África Austral, com 827.660 infecções e 21.470 mortes por covid-19. Nesta região, a África do Sul, o país mais afectado do continente, contabiliza um total de 740.254 casos de infecção e 19.951 mortes.

O norte de África, a segunda zona mais afectada pela pandemia, regista um total de 589.130 pessoas infetadas e 16.026 mortos e na África Oriental há 231.368 casos e 4.494 vítimas mortais.

Na região da África Ocidental, o número de infecções é de 195.067, com 2.800 vítimas mortais, e a África Central regista 61.595 casos e 1.164 óbitos.

O Egipto, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.394 mortos e 109.654 infectados, seguindo-se Marrocos, que contabiliza 4.425 vítimas mortais e 265.165 casos de infecção.

A Argélia surge logo a seguir, com 63.446 infecções e 2.077 mortos.

Entre os seis países mais afectados estão também a Etiópia, que regista 100.327 casos de infecção e 1.537 vítimas mortais, e a Nigéria, com 64.336 infectados e 1.160 mortos.

Em relação aos países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e Moçambique tem o maior número de casos.

Angola regista 308 óbitos e 12.816 casos, seguindo-se Cabo Verde (101 mortos e 9.499 casos), Moçambique (99 mortos e 13.892 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.102 casos), Guiné-Bissau (43 mortos e 2.419 casos) e São Tomé e Príncipe (16 mortos e 962 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egipto, em 14 de Fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infecção, em 28 de Fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.263.890 mortos em mais de 50,9 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.ANG/Inforpress/Lusa

Condolências/Presidente da República se solidariza com povo maliano pela morte do ex-Presidente Amadou Toumani Touré

Bissau, 11 Nov 20 (ANG) - O Presidente de República Umaro Sissoco Embalo  manifestou a sua solidariedade com o povo maliano pela morte do ex-presidente daquele país, Amadou Toumani Touré.

O Chefe de Estado guineense, na  mensagem de condolências  endereçada ao seu homólogo de Mali, Bah N’daw, lamentou o desaparecimento físico de Amadou Toumani Touré.

“É com profunda tristeza que o Estado da Guiné-Bissau, seu povo e eu na qualidade de Presidente da República tomamos conhecimento da triste notícia de falecimento, na noite de segunda para terça-feira, na Turquia, do ex-Presidente da República de Mali”, refere o documento.

Na mensagem, Umaro Sissoco Embalo considerou de dolorosa as circunstâncias da morte do ex-presidente do Mali e expressou a sua condolência ao povo maliano e a família
enlutada.

“Oremos a Deus todo-poderoso e misericordioso para que a alma deste ilustre pan-africano e figura política chave da sua nação possa descansar em paz”, lê-se na carta.ANG/AALS/ÂC//SG

 

Angola /Celebração dos 45 anos com marcha não autorizada e inauguração de hotel nacionalizado

Bissau, 11 Nov 20 (ANG) – Angola celebra hoje o seu 45.º aniversário como país independente com manifestações não autorizadas e a inauguração de um hotel nacionalizado em Luanda.

Em termos de cerimónias oficiais, condicionadas devido à pandemia de covid-19, os 45 anos da “Dipanda” começam em Luanda pelas 07:00 com o içar da bandeira, no Museu Central das Forças Armadas Angolanas.

Duas horas mais tarde, será a vez da deposição de uma coroa de flores no Memorial Dr. António Agostinho Neto.

O Presidente da República, João Lourenço, inaugura pelas 10:00 o Hotel Intercontinental, no Miramar, nacionalizado em Outubro por ter sido construído com recurso a fundos públicos e que pertence agora integralmente à Sonangol, a petrolífera estatal que foi presidida por Manuel Vicente também ex-vice-presidente de Angola.

Pela mesma hora, deverão estar a dirigir-se para o Largo de Santa Ana, os jovens e activistas que prometem marchar até ao Largo 1.º de Maio (Largo da Independência), reivindicando melhores condições de vida e eleições autárquicas em 2021.

O Governo Provincial de Luanda proibiu a marcha invocando incumprimento de horário, falta de moradas e as medidas vigentes na actual situação de calamidade pública, mas os organizadores desafiam a proibição que dizem não ter bases legais e mantêm a intenção de sair às ruas.

Noutras províncias chegam relatos de detenções de activistas e coordenadores de protestos semelhantes e o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, afirmou na segunda-feira, em Benguela, que as forças de segurança não vão permitir ajuntamentos com mais de cinco pessoas, em obediência ao decreto presidencial que actualizou a situação de calamidade pública.

“Não garanto [que não haja confronto], desde que respeitem a lei… e também a segurança pública”, disse o ministro, sublinhando que, “pacificamente, as pessoas estão autorizadas, mas devem respeitar o decreto, ajuntamento com mais de cinco pessoas é violação”.

Em 24 de Outubro, uma manifestação convocada pelos mesmos organizadores foi fortemente reprimida pela polícia e terminou em Luanda com a detenção de cerca de uma centena de manifestantes, incluindo jornalistas, libertados uma semana depois.

Nos últimos dias, organizações não-governamentais e partidos da oposição têm destacado o direito das pessoas a manifestarem-se, enquanto as autoridades e representantes do partido no poder, Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), falam de incitação à violência e à desordem e multiplicam apelos à paz social e ao patriotismo.

O Presidente João Lourenço criticou na terça-feira quem está a tirar proveito político da actual situação mundial, “que não foi criada pela boa ou má actuação dos governos”, lembrando que as medidas adoptadas se destinam a salvar vidas.

João Lourenço, que discursava numa cerimónia de homenagem às categorias profissionais que se têm destacado na luta contra a pandemia de covid-19, frisou que as medidas que o executivo determinou no decreto presidencial em vigor “visam salvar a vida dos angolanos, e, portanto, devem ser acatadas pelos cidadãos”.

Já o Bureau Político do MPLA exortou os angolanos a participarem “de forma patriótica” nas actividades comemorativas dos 45 anos da independência do país.

“A estabilidade social e política são bens inalienáveis arduamente conquistados com suor, sangue e lágrimas consentidos pelos melhores filhos da nossa amada pátria”, salientou o órgão do partido no poder.ANG/Inforpress/Lusa

 

 

terça-feira, 10 de novembro de 2020

  Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara.Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

    EUA/ Sem provas Procurador autoriza investigações de fraude eleitoral

Bissau, 10 Nov 20 (ANG) - O Procurador-Geral dos Estados Unidos autorizou as investigações por "alegações substanciais" de irregularidades na contagem dos boletins de voto, apesar da falta de provas de fraude, dois dias após o candidato democrata, Joe Biden, ter derrotado o Presidente cessante, Donald Trump, na corrida à Casa Branca,

A decisão vai permitir investigações à contagem dos votos, algo que deveria acontecer apenas depois de Joe Biden ser reconhecido formalmente como 46º Presidente dos Estados Unidos.

Donald Trump não reconhece a derrota nas eleições presidenciais e insiste nas alegações de fraude eleitoral, apesar de não haver, até agora, qualquer tipo de provas.

O memorando enviado por Wiilliam Barr aos procuradores refere que investigações "poderão ser conduzidas se houver alegações claras e aparentemente credíveis de irregularidades que, a serem verdade, poderão impactar o resultado da eleição" ao nível federal num determinado Estado.

As alegações de fraude já foram desmentidas por todos os responsáveis dos Estados em questão, incluindo republicanos.

O candidato democrata está à frente de Trump em vários estados cruciais, entre os quais a Pensilvânia e o Arizona.

Joe Biden não quer perder tempo e já começou a trabalhar na transição.

O Presidente eleito anunciou a criação de um grupo de trabalho de 13 pessoas para lutar contra a pandemia de Covid-19 e reiterou que é essa a prioridade e não as lutas políticas: 

"As eleições acabaram. É altura de colocarmos de lado o partidarismo e a retórica que serve para nos demonizarmos uns aos outros. Temos de acabar com a politização de medidas básicas de saúde pública, como o uso da máscara e o distanciamento social", disse Biden.

Esta terça-feira, Joe Biden deve falar sobre protecção à saúde, Obamacare, no mesmo dia em que decorre uma audiência do Supremo Tribunal, solicitada pelos Estados republicanos, que pretendem abolir o Obamacare.

Os Estados têm até 8 de Dezembro para resolver as disputas eleitorais, incluindo as recontagens e contestações judiciais. Os membros do colégio eleitoral encontram-se em 14 de Dezembro para finalizar o processo e a tomada de posse de Joe Biden está prevista para 20 de Janeiro. ANG/RFI

 

 

Integração regional/Vice-primeiro-ministro pede Segurança Alimentar no espaço comunitário aos deputados da CEDEAO

Bissau,10 Nov 20(ANG) – O vice-primeiro ministro apela  aos deputados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), para encontrarem as pistas de soluções que  possam conduzir a uma situação de segurança alimentar, no mais curto espaço de tempo, no espaço comunitário.

Soares Sambú que falava hoje na abertura da Reunião Deslocalizada da Comissão Mista do Parlamento da CEDEAO, disse que é necessário adoptar uma nova forma de pensamento e uma maneira diferente de antecipar os acontecimentos.

“O evento que hoje inaugu
ramos com o lema: Produção Agrícola e  Segurança Alimentar na região da CEDEAO sob Impacto da Pandemia do Covid-19, para nós é um acontecimento de total importância pela sua pertinência e actualidade”, disse.

Sambú  convida a todos os parlamentares presentes  a reflectir sobre  as “consequências desastrosas” que poderiam ter caído sobre as  populações se tivesse havido um prolongamento maior de encerramento das  fronteiras e que inclui a paralização de funcionamento dos transportes e o confinamento dos países.

“O mundo está a viver a segunda vaga daquilo que pode ser considerada como a maior catástrofe dos últimos tempos ou seja a pandemia de covid-19”, referiu

Disse que, se durante a primeira vaga, o conhecimento das formas de  combater e de a mitigar eram praticamente inexistentes, o seu impacto nessa segunda vaga, apesar dos países parecerem melhor preparados para tal, tende a ser tão forte como a primeira.

Soares Sambú sublinhou que, em África, em particular na  sub-região, o covid-19 tem sido menos violento quando comparado com os países de outros continentes em termos de números de mortos e de impacto sanitário.

Acrescentou entretanto que o  impacto da pandemia  foi muito severo nos aspectos económicos e sociais.

“Por isso, em nome do chefe de Estado da Guiné-Bissau e em nome do Povo guineense em geral felicito aos  promotores deste evento no solo pátrio de Amílcar Cabral”, enalteceu o vice primeiro-ministro.

Por sua vez, o Coordenador da Delegação da Guiné-Bissau no Parlamento da CEDEAO, Califa Seide afirmou que os participantes do evento que congrega os presidentes das comissões especializadas da agricultura, ambiente, recursos naturais, da indústria e sector privado, da saúde, energia e minas, entre outros, saberão, com criatividade e competência, fazer do espaço mais uma oportunidade de partilha de opiniões e de experiências nesta quase um ano de gestão da pandemia de covid-19.

“Como é sabido pelo estudo e dados estatísticos, a África sub-sariana em que se inserem os países da CEDEAO, é particularmente vulnerável as forças das alterações climáticas e quase a metade da sua população vive abaixo do linear da pobreza, e depende de agricultura e da pesca para sobreviver”, destacou Califa Seide.

Em nome dos Copresidentes da Comissão Mista da CEDEAO, o deputado caboverdiano, Orlando Pereira Dias afirmou que é com grande alegria e prazer que se encontram reunidos em Bissau, de forma a contribuir para a promoção e o reforço da integração política, económica . social e cultural dos paises da sub-região.

“Ao escolher Bissau para a realização  desta importante reunião, o parlamento da CEDEAO está a confirmar que a paz,  segurança,  tranquilidade,  boa governação e democracia prevalecem na Guiné-Bissau, e o Governo merece todo o apoio e solidariedade e parceria  da comunidade internacional, de forma a poder atingir, com êxito, os seus objectivos de desenvolvimento.

Os trabalhos do parlamento da CEDEAO  iniciados hoje,  vão decorrer até o próximo sábado, dia 14 .ANG/ÂC//SG

 Covid-19/China reitera que quando tiver vacina será um “bem público global”

Bissau, 10 Nov 20 (ANG) – O vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, afirmou hoje em Macau que quando o país desenvolver uma vacina contra a covid-19, esta será um “bem público global”.

Assim que a China tiver a vacina, esta “será disponibilizada como um bem público global”, garantiu Han Zheng, na abertura da Conferência do Fórum Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ISTIF), realizada em Macau e organizada pelo Fórum Boao, conhecido como o “Davos Asiático”.

O responsável chinês frisou ainda que quando houver uma vacina chinesa tal “significa a derrota da covid-19”.

Ainda no seu discurso, o vice-primeiro-ministro chinês garantiu que Pequim quer trabalhar com todos os países no mundo com vista ao controlo da pandemia, defendendo que “juntos” será possível o desenvolvimento de um tratamento e de uma vacina.

Estas afirmações em Macau acontecem um dia depois de a autoridade sanitária do Brasil ter anunciado que suspendeu os ensaios clínicos da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, contra o novo coronavírus, após um incidente “grave” com um voluntário.

A Coronavac está igualmente a ser testada na China, Turquia, Bangladesh e Indonésia.

Em comunicado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que decidiu interromper o ensaio clínico da vacina Coronavac “após a ocorrência de um evento adverso grave”, em 29 de Outubro.

A Anvisa não deu mais informações sobre o incidente, referindo apenas que a categoria de “evento adverso” pode incluir a morte, efeitos secundários potencialmente fatais, incapacidade ou invalidez persistente ou significativa, hospitalização ou outro “evento clinicamente significativo”.

“Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado”, precisou a agência, acrescentando que vai “avaliar os dados observados até o momento e julgar o risco/benefício da continuidade” dos testes.

A suspensão dos ensaios clínicos da Coronavac, que envolve nove mil voluntários, ocorreu um dia depois de o gigante farmacêutico norte-americano Pfizer anunciar que a sua vacina contra a covid-19 alcançou 90% de eficácia nos testes.

As vacinas candidatas da Pfizer e Sinovac estão em ensaios da Fase 3, a última fase antes de receberem aprovação regulamentar. ANG/Inforpress/Lusa

Costa do Marfim/Conselho Constitucional  valida reeleição de Alassane Ouattara

Bissau, 10 Nov 20 (ANG) - Alassane Ouattara  foi proclamado, na segunda-feira, vencedor da eleição presidencial  da Costa Marfim, desde a primeira volta, realizada no dia 31 de Outubro, com 94,27% dos votos.

O anúncio da vitória do chefe de Estado cessante foi efectuado pelo presidente do Conselho Constitucional, Mamadou Koné.

Koné afirmou  que o escrutínio decorreu  de maneira normal  e que nenhuma  irregularidade grave foi registada nas mesas de voto.O  presidente do Conselho Consittucional  sublinhou  também, que não foi apresentada nenhuma reclamação, por parte dos candidatos.

Saliente-se que o Conselho Constitucional, já tinha revelado no dia 3 de Novembro, o mesmo resultado divulgado  nesta segunda-feira.

Com uma participação de 53,90%  do corpo eleitoral,Alassane Ouattara  beneficou  de 3.031.483 votos  num total de  3.215.909 sufrágios expressos, durante o escrutínio marcado pela violência .

Segundo  os  dados divulgados pelo Conselho Constitucional marfinenses, 17.601 das  22.381 mesas de voto  foram abertas e o número de eleitores inscritos que pode votar passou  de 7.495. 082 a  6.066.441.

Os  resultados  validados pelo referido orgão designam o candidato independente, Kouadio Konan Bertin, como o segundo mais votado  com 1,99% dos  sufrágios, ou seja, 64.011 votos.

O  antigo Presidente Henri konan Bédié obteve  1,66% dos votos  e o ex-Primeiro-ministro, Pascal Affi N'Guessan 0,99%.

Vários  membros  da oposição, que boicotou a eleição, entre os quais o porta-voz da Affi N'Guessan  foram presos e  Konan Bédié, está sob prisão  domiciliária.

O procurador  de Abidjan, Richard Adou, anunciou no dia 6 de Novembro que vários dirigentes  da oposição são alvos de um inquérito por " conspiração contra a autoridade do Estado", "insurreição", "assassínio" e  "actos  de terrorismo".  

Entre os dirigentes acusados  estão, Maurice Kakou Guikahué, número dois do Partido Democrático da Costa do Marfim (PDCI) principal partido da oposição, interpelado no dia 3 de Novembro,o porta-voz  da plataforma oposição, Pascal Affi N'Guessan, antigo Primeiro-ministro e o ex-ministro Abdallah Mabri Toikeusse.

Segundo o  procurador, Toikeusse  está  em fuga,  o  que  foi desmentido pelo interessado,  que afirma estar no seu  domicílio de Abidjan, bloqueado pelas forças de polícia.

A oposição,que tinha  boicotado a eleição de 31de Outubro, não reconhece a vitória eleitoral do presidente cessante e considera a candidatura de anti-constitucional. ANG/RFI