segunda-feira, 1 de março de 2021

Covid-19/Alto Comissariado beneficia de nove ambulâncias para transportes de doentes da pandemia

Bissau, 01 Mar 21 (ANG) – O Alto Comissário para Covid-19, beneficiou de nove ambulâncias, equipados com materiais de emergência de qualidade, tais como ventiladores  e garrafas de oxigênio entre outros, adquiridos com o apoio financeiro do Banco Mundial e da União

Europeia.

No acto da recepção da referida ajuda, presenciado pelo Presidente da República, a Alta Comissária da Covid-19, disse  que as ambulâncias irão servir em todo o país para não só ajudar a salvar  vidas dos doentes da pandemia mas também de grávidas e vitimas de acidentes e de ataques cardíacos, entre outros casos de doenças.

Magda Robalo agradeceu ao Banco Mundial que doou sete ambulâncias bem como a União Europeia que disponibilizou as restantes duas, frisando que, os carros vão reforçar as autoridades sanitárias no combate a pandemia.

“Comprometemo-nos a assegurou que as ambulâncias serão usadas para os fins para que são destinados ou seja salvar  vidas e com uma inovação e numa perspectiva de sustentabilidade”, assegurou.

Aquela responsável disse que irão trabalhar para a efectivação de uma rede de ambulâncias que irão servir em todo o país e ajudar a salvar vidas dos doentes da covid-19 e não só.

Na ocasião, o chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embalo afirmou que a  Guiné-Bissau se encontra numa fase difícil de luta pela sobrevivência, onde a solidariedade e ajuda mútua se destacam para uma dinâmica do desenvolvimento económico   e social que  impõe  exigências e habilidades, cada vez mais complexas, na promoção de parcerias e acordos de cooperação dotados de capacidades e níveis de especialização diversificadas para corresponder aos desafios causados pela Covid-19.

“Efetivamente, os parceiros do desenvolvimento da Guiné-Bissau, têm vindo a cooperar na luta contra a pandemia de covid-19 no país”, enalteceu.

Por isso, considerou a aquisição de ambulâncias financiadas pela União Europeia e Banco Mundial, como uma valiosa contribuição aos esforços do governo no combate a covid.

Nesta perspectiva, Umaro Sissoco Embaló disse registar com satisfação, o peso e o papel da cooperação da UE e de outros parceiros, renovando o  compromisso de trabalhar para o fortalecimento contínuo das relações de amizade e de cooperação.

O Representante da Organização Mundial da Saúde em Bissau, Jean Marie Kipela disse que a aquisição das ambulâncias se enquadra numa estratégia de harmonização de fundos, coordenados pela OMS junto dos parceiros, com o objectivo de apoiar o governo da Guiné-Bissau na luta contra a covid-19.

Afirmou que as ambulâncias ora entregues estão equipadas com materiais de emergência de qualidade, tais como ventiladores e garrafas de oxigênios entre outros, estando ainda adaptadas para transportar  doentes com máxima segurança para os centros de saúde e hospitais.

Jean Marie Kiplela qualificou de vital o apoio para dar resposta as emergências e ao fortalecimento do sistema de saúde, devido ao aumento de casos de covid no país.

Neste sentido, disse que é imperioso o seu bom uso, sobretudo a sua manutenção para garantir a durabilidade dos bens oferecidos.

Para o representante do Banco Mundial na Guiné-Bissau, Amadou Oumar Bá, a referida contribuição representa uma  conjugação com o Governo dos esforços dos parceiros  na luta contra a pandemia de covid-19. 

Amadou Oumar Ba disse que as ambulâncias vão colmatar as dificuldades existentes em matéria de assistência aos doentes de covid e ao mesmo tempo de outros doentes graves.

Razão pela qual exortou as autoridades nacionais a instalação de um sistema de gestão profissional, transparente e eficaz para que as ambulâncias possam prestar bem o serviço para o qual foram adquiridos.

O Representante da Banco Mundial no país anunciou na ocasião a elaboração de um projeto de urgência de covid-19, sob a liderança da Alta Comissária, no valor de cinco milhões de dólares, para apoiar o Plano Nacional de Vacinação de covid-19 preparado pelo executivo guineense e que deverá ser aprovado até  ao mês de Abril deste ano.

A Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, Sónia Neto reconheceu o papel desempenho pelo Presidente guineense na luta contra a pandemia, ao colocar a sua magistratura de influência ao serviço  do mais nobre desígnio, o de proporcionar a população  melhores cuidados de saúde, apesar dos grandes desafios e adversidades.

Sónia Neto disse que, no quadro  ao projecto da União Europeia, denominado de “Strim”, executado pela OMS, a entrega destas ambulâncias tornou-se numa realidade, graças a sinergias de diferentes organizações internacionais.

O projecto Strim contribui para a implementação eficaz e atempada do plano de contingência nacional, através de apoio alargado ao pilar de  gestão de casos, fornecimentos de equipamentos, Salva-vidas e oxigênios. ANG/LPG/ÂC//SG

  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário