quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Cooperação/Guiné-Bissau e Congo pretendem cooperar em diferentes sectores

Bissau,13 jan 22(ANG) – A Guiné-Bissau e a República do Congo vão cooperar nos domínios de  agricultura, pescas, no turismo,  energia e no domínio de infra-estruturas.

Um Acordo Quadro de Cooperação para o efeito foi assinado terça-feira(11), em Bissau pela  ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e da Comunidades da Guiné-Bissau,Suzy Carla Barbosa e o seu homólogo do Congo, Denis Christel Sassou Nguessou que se encontra de visita de dois dias ao país.

Na ocasião, Suzi Barbosa afirmou que é uma assinatura histórica, embora os dois países já mantinham  boas relações, há mais de quarenta anos, mas nunca  oficializada como agora.

A governante disse que, com a assinatura desse Acordo Quadro, a Guiné-Bissau e a República do Congo dispõem de um instrumento legal para desenvolver a cooperação em diferentes áreas.

Segundo a ministra, já identificaram os setores onde este país amigo vai intervir nos próximos tempos, nomeadamente no setor de turismo, energia, finanças, comércio entre outros.

Suzi Barbosa informou que neste momento está-se a ultimar contactos com o Ministério das Finanças do Congo para auxiliar a Direção-Geral das Alfândegas no programa “sidónia Word” com vista a modernizar o sistema aduaneiro nacional.

Para o efeito, segundo a ministra,  vai ser  organizado um seminário de capacitação para os técnicos alfandegários sobre aplicação deste dispositivo no controlo e na arrecadação de receitas.

Por sua vez, o ministro da Cooperação Internacional e Promoção de Parcerias Público-Privado da República do Congo, Denis Christel Sassou Nguessou, em declarações à imprensa,  informou que identificaram cerca de 17 setores nos quais  poderão vir a intervir no âmbito do acordo de cooperação assinado, nomeadamente agricultura, pesca, turismo, energias entre outros, mas também não descartaram as possiblidades de  investir no domínio de infra-estruturas.


“Dentro em breve virá uma equipa técnica que vai dar seguimento e preparar vários documentos, em diferentes setores, para que possamos ter a primeira reunião da comissão mista, com a
 finalidade de pôr na prática o Acordo Quadro. Estamos esperançosos de que, no quadro dessa cooperação, vamos  reforçar mais a nossa cooperação”, disse.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário