terça-feira, 18 de janeiro de 2022


Saúde Pública
/Presidente da República promete trabalhar  com  Governo para melhorar assistência sanitária nacional

Bissau, 18 Jan 22 (ANG) – O Presidente da Republica (PR) Umaro Sissoco Embaló prometeu hoje trabalhar, de mãos dadas, com o Governo, para, juntos, mudarem o  paradigma no sector de saúde pública.

Em declarações à imprensa depois da visita efectuada aos diferentes serviços de atendimento do Hospital Nacional Simão Mendes(HNSM), Umaro Sissoco Embaló disse que uma das mais importantes políticas do actual governo é garantir a saúde para todos.

O chefe de Estado acrescentou que tudo se consegue quando a pessoa quer e está determinado para alcançar os objectivos preconizados.

Disse que o governo tem por obrigação  garantir a saúde para a sua população, realçando que é neste sentido que o mesmo está à trabalhar para colmatar as dificuldades que o sector de saúde pública tem enfrentado ao longo dos anos.

“Os trabalhos iniciados no sector de saúde não vão  só abranger a capital Bissau, porque a Presidência da República juntamente com o executivo, vão estender este trabalho de melhoramento das condições de trabalho nos centros de Saúde do interior do país”, disse o Chefe de Estado.

Segundo Umaro Sissoco Embaló, a presença dos médicos nigerianos no país, não constitui qualquer tipo de ameaça para os médicos nacionais, uma vez que, segundo afirmou, os referidos médicos estão cá para capacitar os técnicos de saúde guineense e  apoiar assim a Guiné-Bissau.

De acordo com as explicações do Presidente da República,os 70 médicos nigerianos que trabalham na Guiné-Bissau são pagos pelo Estado nigeriano, e na base de boa relação entre a Guiné-Bissau e aquele país.

“O governo nigeriano dicidiu apoiar o país no sector de saúde pública com esses profissionais e  o mesmo será feito ainda este ano, pelo Senegal”, garantiu.

Questionado sobre a assinatura do acordo entre ele e o Presidente senegalês Macky Sall, no domínio de exploração de petróleo na zona comum entre os dois países e reprovado pelos Deputados na ANP, Umaro Sissoco Embaló reafirmou não ter assinado acordo secreto com o seu homôlogo senegalês e que tudo isso não passa de falsas interpretações.

“Há certos assuntos que eu não enquadro com a política. Saímos de 15 para 30, ninguém tem a confirmação cabal de existência de petróleo. Estamos numa zona comum e as pessoas devem aceitar aprender em vez de andarem a desinformar”, disse Sissoco Embaló.

Também perguntado sobre caso as próximas eleições legislativas do próximo ano forem vencidas pelo Partido Africano da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e se este partido endicar o seu lider Domingos Simões Pereira como Primeiro-Ministro, se o PR irá concordar em nomeá-lo nas funções de chefe do executivo, Embalo disse que não.

“Não vou nomeá-lo, por questão de coerência. Ele não me reconhece até a data presente como Presidente legítimo da Guiné-Bissau, portanto a nossa relação política não é boa, e para não ir além, não podemos coabitar políticamente”, afirmou Sissoco Embaló.ANG/LLA/ÂC//SG    

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário