sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

 

Cultura/Carnaval 2022 sem concurso e com desfile dos países da UEMOA

 Bissau,21 Jan 22(ANG) - O governo  anunciou, que o carnaval 2022, previsto para decorrer entre 26 de Fevereiro e 01 de Março, será só de desfile e sem concurso, e que nele  tomarão parte os oito (8) países da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) que vão  apresentar a cultura dos seus respectivos países.

O anúncio é do secretário de Estado da Cultura durante a cerimónia de posse quarta-feira do novo presidente da comissão organizadora deste maior manifestação cultural do país que representa o factor da “unidade nacional”.

De acordo com Francelino Cunha, o executivo pretende este ano um carnaval diferente sem concurso dos grupos. “ Isto vai permitir a população guineense ver um carnaval diferente. Estamos numa integração sub-regional, aliás terminamos de preparar a carta de política nacional de cultura que também alberga o componente integração (sub-regional)”, explicou.

Contudo, no empossamento do presidente da Comissão Organizadora do Desfile do Carnaval, o governante manifestou  alguns receios  quanto a realização desta maior manifestação cultural devido o aumento de casos da Covid-19 no país.

“Estamos em preparação para a realização do carnaval, mas também, estamos prontos para sermos confrontados com “um não” do governo a semelhança do ano passado, por causa da covid-19”, diz o responsável.

Por seu turno, o novo presidente da Comissão Organizadora do Desfile do Carnaval, Leonardo Cardoso, disse que é hora de internacionalizar o carnaval como forma de dar outra imagem ao país.

 Desde 2020 que não se realiza a maior manifestação cultural no país devido a adopção de  medidas restritivas para travar a propagação do coronavírus no país. ANG/Rádio Sol Mansi

 

Sem comentários:

Enviar um comentário