sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

       Cabo Verde/Ministério Público acusado de atacar a liberdade imprensa

Bissau,14 Jan 22 (ANG) - Jornalistas acusaram o Ministério Público de estar a atacar a liberdade de imprensa em Cabo Verde depois de um um jornal ter sido constituído arguido por alegadamente violar o segredo de justiça.

A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde denuncia um ataque à liberdade de imprensa no país. Isto depois do jornal online SANTIAGO ter sido constituído arguido pelo Ministério Público em processo sobre violação de segredo de justiça.

Na sequência da publicação a 28 de Dezembro do ano passado pelo jornal online Santiago Magazine da notícia de que o Ministério Público está a investigar o ministro da administração Interna, Paulo Rocha, por homicídio agravado, o referido jornal e o seu redactor, Herminio Silves foram constituídos arguidos alegadamente por violar o segredo de justiça.

O caso publicado pelo diário digital Santiago Magazine remonta a 2014, quando o actual ministro da administração Interna era diretor-adjunto da polícia judiciária e o cidadão Zezinho Denti D’Oru, suposto assassínio da mãe de uma inspectora da polícia judiciária que investigava o caso de narcotráfico – Lancha Voadora foi morto numa operação da PJ.

O Presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde, Geremias Furtado, em conferência de imprensa, acusou o Ministério Público de estar a atacar a liberdade de imprensa.

“Estamos perante um verdadeiro ataque à liberdade de imprensa em Cabo Verde e nós, enquanto sindicato que luta pela defesa dos jornalistas e da liberdade de imprensa, vamos lançar um pedido internacional de socorro, fazendo chegar estes episódios aos Repórteres Sem Fronteiras, à Federação Internacional dos Jornalistas e a todas as entidades que forem necessárias, por entendermos que a liberdade de imprensa é indispensável à Democracia e que não se deve aceitar que a mesma seja posta em causa, ainda mais por quem tem o dever e a obrigação de a defender” disse Geremias Furtado.

O presidente da Ajoc, afirmou que “o Ministério Público pretende colocar uma mordaça nos jornalistas, limitando as suas acções e o próprio jornalismo de investigação em Cabo Verde”.

Na quarta-feira, ao ser abordado pelos jornalistas sobre a constituição do jornal online Santiago Magazine arguido pelo Ministério Público, por alegadamente violar o segredo de justiça, o Presidente da República, José Maria Neves, disse que a imprensa não comete qualquer crime quando tem acesso aos dados e os publica.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário