quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Angola/José Maria Neves reconhece que “há muitos” cabo-verdianos em situação de vulnerabilidade 

Bissau,12 Jan 22(ANG) – O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, reconheceu terça-feira que “há muitos” cabo-verdianos em situação de vulnerabilidade em Angola, defendendo que a documentação dos mesmos poderá contribuir para que haja um alívio da situação.

Este reconhecimento foi feito em declarações à imprensa depois de um encontro com a comunidade cabo-verdiana em Luanda, onde o Chefe de Estado ouviu as preocupações dos filhos das ilhas radicados em Angola, tendo sido a questão da pobreza e da falta de documentação dominante.

José Maria Neves disse, depois de ouvir os cabo-verdianos residentes em Angola, que há um esforço comum entre Cabo Verde e Angola no sentido de buscar soluções para os problemas que se colocam relativamente à documentação.

“O governo angolano poderá tomar novas medidas para permitir e facilitar o acesso à documentação por parte dos cabo-verdianos que já estão aqui desde a década de 40, ou antes, e, precisamente por isso, nas próximas oportunidades, o governo angolano irá anunciar os limites desta decisão”, acrescentou.

Prosseguindo, José Maria Neves reconheceu que “há muitos” cabo-verdianos em situação de vulnerabilidade em Angola, afirmando que alguns já recebem um complemento de pensão da parte do governo cabo-verdiano.

“É o esforço que o governo faz no sentido de apoiar aqueles que são mais vulneráveis. Alguns aqui, tendo acesso à documentação, também podem melhorar a sua condição de vida porque podem ter acesso a apoios e outras contribuições e prestações da parte do governo angolano”, acrescentou.

Quanto à outra preocupação levantada pelos integrantes da comunidade, que tem que ver com o facto de Angola ter, há mais de 15 anos, cedido um terreno a Cabo Verde e que ainda nem sequer há um projecto para se trabalhar o mesmo, José Maria Neves, citando a ministra da Defesa e da Coesão Territorial, Janine Lélis, que também participou no encontro, afirmou que o terreno já foi regularizado que a ideia é o Governo, o mais rapidamente quanto possível, mandar uma missão aqui para definitivamente resolver essa questão e pôr o terreno a produzir.

“Tem enormes potencialidades para a agricultura e para a pecuária”, ressaltou.

Outra preocupação levantada tem que ver com a ligação aérea entre Angola e Cabo Verde, tendo José Maria Neves frisado que os dois governos estão a fazer um esforço para ver se haverá a retoma dessa ligação tão logo seja possível.

José Maria Neves iniciou no domingo uma visita de Estado a Angola que termina amanhã, quarta-feira, 12. Da delegação fazem parte membros do Governo, representantes dos partidos políticos e das câmaras de comércio.

Da agenda da primeira visita oficial do Chefe de Estado constaram pontos como um encontro com o Presidente João Lourenço, na segunda-feira, no Palácio Presidencial, a que se seguiu uma declaração conjunta à comunicação social, onde os dois presidentes manifestaram-se interessados na elevação das “excelentes relações de amizade e cooperação” ao patamar de “parceria estratégica”.

Ainda na segunda-feira, José Maria Neves discursou na Assembleia Nacional, momento aproveitado para se dirigir “ao povo angolano”, como afirmou.

Angola é o primeiro país a ser visitado pelo Presidente de Cabo Verde, desde que tomou posse a 9 de Novembro de 2021. O convite foi feito por João Lourenço quando assistiu à posse de José Maria Neves. ANG/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário