segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Religião/Don José Lampra Cá empossado como terceiro Bispo da Diocese de Bissau

Bissau, 31 Jan 22 (ANG) – Don José Lampra Cá tomou posse como terceiro Bispo da Diocese de Bissau numa cerimónia realizada Sábado na Sé Catedral da capital guineense.

Na ocasião, o recem empossado Bispo Don Lampra Cá disse que, a Guiné-Bissau espera da sua colaboração sobretudo para levar a todos a conhecer Jesus Cristo que os amou e não apenas em coisas dos bens materiais, mas a si mesmo.

ʺA Guiné-Bissau quer conhecer Jesus Cristo, mais Jesus Cristo que transforma a totalidade da pessoa, é um desafio lançado que devemos  continuar como fizemos até aqui", salientou.

Afirmou que, a Igreja não não é para o padre entrar na politica, de ser ministro ou aquilo, frisando que o padres são leigos que devem levar o sal da terra e a luz do mundo na politica, onde as coisas não vão bem.

Lampra Cá sublinhou que o Cristão não vai-nos condenar a todos, mas com a exemplaridade da sua vida com uma conduta moral indesprescível para mostrar que também na Guiné-Bissau as coisas podem avançar.

Acrescendou que o problema é de as pessoas tentarem pôr em discussão a si mesmos e seus comportamentos deploráveis e tentar fazer um esforço redimensional.

O Bispo pediu aos e fiêis que continuem unidos e trabalhar para crescimento das suas fés implicando o efeito destes crescimento das suas atuações nas áreas socio politicas e económicas.

ʺFaçamos o possível num sentido para cada um  desenvolver nosso talento para fazer de Guiné-Bissau um país que todos gostam de ter, isso é possivel, não vai chegar ao plenitude, nenhum de nós alcança aquilo que deseja, mais se chegamos ao meio já é bom, pelo que cada um de nós tem a responsabilidade na Guiné-Bissau em seu pequeno  ambiente fazer um esforço”, aconselhou.

Adiantou que, sabe que o esforço está sendo feito, mas as vezes gastam num só dia aquilo que levamos dois anos para conquistar, acrescentabndo que, deve-se continuar os esforços para que a Guiné-Bissau seja um País onde todos podem ser felizes.

Por seu turno, o Imame de Mesquita de Bairro de Ajuda, Aladje Mamadu Sisse disse estar contente por tormar parte neste cerimónia uma vez que não há diferenças entre cristão e muçulmano pelo fato de ser unidos por um unico Deus/Allah.

Sisse pediu filhos da Guiné-Bissau para tentarem arranjar soluções, união e ouvir os religiosos e uns aos outros para desenvolver o País como desejam ou mais que isso.

O Papa Francisco nomeou o novo bispo de Bissau em dezembro.


José Lampra Cá substitui no cargo José Camnate na Bissign, que renunciou ao cargo em 2020, por motivos de saúde.

ANG/MI/ÂC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário